Tecnologia pode nos transformar em escravos, diz Dalai Lama

"Se tudo está mecanizado, não temos a habilidade de ver além", disse o líder espiritual

Roma  - O líder espiritual tibetano Dalai Lama afirmou neste sábado em Roma que a tecnologia "pode nos transformar em escravos" porque, segundo explicou, "se tudo está mecanizado, não temos a habilidade de ver além".

Perguntado por uma participante em um debate da XIV Cúpula Mundial dos Prêmios Nobel da Paz, o Dalai Lama advertiu que "às vezes parece que nos transformamos em escravos da tecnologia e do dinheiro".

O líder espiritual assegurou que o verdadeiro conhecimento não se alcança através da tecnologia - "nós apostamos na meditação analítica" - e opinou que "a inteligência artificial talvez seja muito grande, mas é impossível que seja melhor que a mente humana".

"A mente humana sempre será melhor e mais inteligente que as máquinas e robôs, não importa o quão sofisticados sejam", acrescentou.

Além disso, o Dalai Lama opinou que "seria perfeito poder levar a compaixão às mentes" através dos avanços tecnológicos, que "deveriam estar sob controle dos humanos".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.