Exame Logo

TSE fará sessão extra para julgar fichas sujas

Estão na lista os ex-governadores do Maranhão, Jackson Lago, da Paraíba, Cássio Cunha Lima, e de Tocantins, Marcelo Miranda

Paulo Maluf, candidato à deputado federal por São Paulo, também é um dos que irá a julgamento no TSE (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer julgar esta semana recursos de políticos barrados pela Ficha Limpa, mas querem garantir o registro de suas candidaturas.

Estão na lista os ex-governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

Veja também

Os três tiveram os seus mandatos cassados por ordem do TSE em processos nos quais foram acusados de irregularidades em eleições. Para dar conta da demanda, o tribunal deve realizar sessões extraordinárias.

Outros políticos que recorrem contra decisões desfavoráveis a seus registros são o deputado Paulo Maluf e o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT).

Em caso de derrota, eles poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Todos os candidatos continuam com a campanha nas ruas. Tem prevalecido no TSE o entendimento de que a Lei da Ficha Limpa é válida na eleição deste ano.

No primeiro julgamento ocorrido no tribunal, a maioria dos ministros do TSE rejeitou recurso de Francisco das Chagas Rodrigues Alves, que queria garantir o registro de sua candidatura a deputado estadual pelo Ceará. Por 5 votos a 2, o TSE decidiu na ocasião que a Lei da Ficha Limpa pode atingir casos anteriores à sua vigência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre justiça

Siga as últimas notícias deEleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010JustiçaPolíticaPolítica no Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame