Trump torce por permanência de primeiro-ministro da Itália
Segundo o presidente americano, Conte "ama o seu país e trabalha bem com os EUA"
EFE
Publicado em 27 de agosto de 2019 às 13h35.
Última atualização em 27 de agosto de 2019 às 16h44.
Washington - O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , afirmou nesta terça-feira que espera que o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte - que anunciou a renúncia na semana passada -, permaneça no cargo por considerá-lo "muito talentoso".
"Começando a olhar bem para o altamente respeitado primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. Representou a Itália de maneira poderosa no G7. Ama o seu país e trabalha bem com os EUA. Um homem muito talentoso que espero que continue sendo primeiro-ministro", disse o republicano no Twitter.
O político italiano tomou a decisão de renunciar em meio à crise gerada após o líder da extrema-direita e ministro do Interior, Matteo Salvini, ter apresentado no dia 9 de agosto uma moção de censura contra ele, que não chegou a ser votada.
Conte exerce agora como interino, à espera que o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD) cheguem a um acordo que alguns especialistas acreditam que possa representar a sua continuidade, evitando assim novas eleições.
PD e M5S podem se unir, já que têm apoios específicos para governar, e conter assim as ânsias de Salvini de realizar as eleições, ciente que as pesquisas o concedem a maioria absoluta em coalizão com os conservadores do Força Itália, de Silvio Berlusconi, e da ultraconservadora Irmãos da Itália.
No entanto, o PD já antecipou que, caso se alie com o M5S, seria formado um gabinete diferente do anterior tanto em relação à agenda quanto aos nomes, por isso não poderia ser liderado por Conte. EFE