Mundo

Trump torce por permanência de primeiro-ministro da Itália

Segundo o presidente americano, Conte "ama o seu país e trabalha bem com os EUA"

Conte exerce agora como interino, à espera que o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD) cheguem a um acordo (Carlos Barria/Reuters)

Conte exerce agora como interino, à espera que o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD) cheguem a um acordo (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de agosto de 2019 às 13h35.

Última atualização em 27 de agosto de 2019 às 16h44.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que espera que o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte - que anunciou a renúncia na semana passada -, permaneça no cargo por considerá-lo "muito talentoso".

"Começando a olhar bem para o altamente respeitado primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. Representou a Itália de maneira poderosa no G7. Ama o seu país e trabalha bem com os EUA. Um homem muito talentoso que espero que continue sendo primeiro-ministro", disse o republicano no Twitter.

O político italiano tomou a decisão de renunciar em meio à crise gerada após o líder da extrema-direita e ministro do Interior, Matteo Salvini, ter apresentado no dia 9 de agosto uma moção de censura contra ele, que não chegou a ser votada.

Conte exerce agora como interino, à espera que o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD) cheguem a um acordo que alguns especialistas acreditam que possa representar a sua continuidade, evitando assim novas eleições.

PD e M5S podem se unir, já que têm apoios específicos para governar, e conter assim as ânsias de Salvini de realizar as eleições, ciente que as pesquisas o concedem a maioria absoluta em coalizão com os conservadores do Força Itália, de Silvio Berlusconi, e da ultraconservadora Irmãos da Itália.

No entanto, o PD já antecipou que, caso se alie com o M5S, seria formado um gabinete diferente do anterior tanto em relação à agenda quanto aos nomes, por isso não poderia ser liderado por Conte. EFE

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Itália

Mais de Mundo

Convenção democrata: o que esperar do evento que começa segunda?

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Mais na Exame