Trump pode dar resposta sobre estímulo trilionário amanhã, diz Pelosi
Um novo pacote de estímulo contra a covid-19 é amplamente aguardado pelo mercado financeiro, mas as negociações vêm se arrastando
Reuters
Publicado em 25 de outubro de 2020 às 14h00.
Última atualização em 26 de outubro de 2020 às 19h39.
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse neste domingo que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump , está revisando a proposta mais recente de pacote de alívio econômico contra a covid-19 neste fim de semana e que espera uma resposta na segunda-feira, acrescentando que está otimista a respeito de um acordo.
Pelosi disse que ainda tentará selar o acordo após a eleição de 3 de novembro, independentemente do resultado nas urnas, mas que gostaria de ter a aprovação para uma nova rodada de ajuda financeira federal em meio à pandemia do novo coronavírus o mais rápido possível.
"Queremos isso, quanto antes melhor", disse ela em entrevista ao programa "State of the Union" da CNN.
Pelosi e Trump vêm trocando acusações há dias sobre quem precisa agir a fim de concretizar a nova rodada de estímulos financeiros contra a covid-19 antes da eleição, com os colegas republicanos de Trump no Senado permanecendo do lado de fora da discussão.
Pelosi, principal nome dos democratas no Congresso dos EUA, tem negociado com o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, para tentar chegar a um acordo que pode alcançar cerca de 2 trilhões de dólares antes das eleições presidenciais e parlamentares de 3 de novembro, quando Trump enfrentará o democrata Joe Biden em busca da reeleição.
Neste domingo, ela disse que Mnuchin estaria revisando a última proposta legislativa e que seguia aguardando uma resposta formal da Casa Branca para chegar ao acordo.
(Reportagem de Susan Heavey)
Acompanhe o podcast EXAME Política, com análises sobre os principais temas da eleição americana. No ar todas as sextas-feiras.