Mundo

Trump diz ter confiança em chefe ambiental investigado por violação ética

Casa Branca está investigando se aluguel de um condomínio por Scott Pruitt, diretor da Agência de Proteção Ambiental, foi ético

Donald Trump: vice-porta-voz da Casa Branca disse que Trump exige os padrões éticos mais elevados de seu gabinete (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump: vice-porta-voz da Casa Branca disse que Trump exige os padrões éticos mais elevados de seu gabinete (Kevin Lamarque/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de abril de 2018 às 17h24.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que confia em Scott Pruitt, diretor da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), apesar de a Casa Branca estar investigando se o aluguel de um condomínio por Pruitt foi ético.

Indagado a caminho da Virgínia Ocidental se ainda confia em Pruitt, Trump disse "confio".

Pruitt é alvo de um inquérito da Casa Branca por alugar um quarto em um bairro de classe alta de Washington por 50 dólares por noite em um condomínio cuja coproprietária é a esposa do lobista do setor energético Steven Hart.

Hart defende empresas sujeitas a regulamentações da EPA.

O vice-porta-voz da Casa Branca, Hogan Gidley, disse à rede Fox News que Trump exige os padrões éticos mais elevados de seu gabinete.

"Neste meio tempo estamos analisando isto porque... o presidente quer esse nível de responsabilização de todos que trabalham para ele", disse Gidley.

No final de março o escritório de ética da EPA inocentou Pruitt da acusação de ter recebido um presente ilegal de um lobista com o aluguel do condomínio, dizendo que vários outros quartos próximos estão disponíveis para serem alugados por um preço semelhante ou mais baixo.

Mas o escritório emitiu um memorando, datado de 4 de abril e visto pela Reuters, segundo o qual a análise anterior não levou em conta se Pruitt violou outras regras éticas com o aluguel.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Promotores fazem nova acusação contra Trump por tentativa de alterar resultado das eleições de 2020

Maduro nomeia Diosdado Cabello, aliado chavista, como ministro do Interior e da Justiça

Expectativa para presidente do BC; morte de Izquierdo e Paralimpíadas: o que você precisa saber hoje

África chega a 622 mortes por mpox enquanto espera chegada das vacinas

Mais na Exame