Três filiais do EI entram em lista de terrorismo dos EUA

Os braços na Líbia, Iêmen e Arábia Saudita foram designados como terroristas resultando em sanções e punições aqueles que representem risco de atentados

O Departamento de Estado americano anunciou nesta quinta-feira que incluiu em sua lista negra do terrorismo global braços do grupo Estado Islâmico na Líbia, no Iêmen e na Arábia Saudita.

Os três braços do grupo foram "especialmente designados como terroristas globais", resultando em sanções e punições a pessoas estrangeiras que representem risco de atentados terroristas que ameacem os nacionais dos Estados Unidos e a segurança deste país.

O grupo EI na Líbia também foi chamado de "organização terrorista estrangeira".

Com a classificação, podem ser congelados quaisquer ativos americanos que esses grupos possam ter. Os americanos também não podem prover nem conspirar para fornecer recursos a esses grupos.

O Departamento de Estado afirmou que esses três grupos surgiram como EI em novembro de 2014, quando o líder Abu Bakr al-Baghdadi anunciou ter aceitado promessas de lealdade de combatentes na Líbia, no Iêmen e na Arábia Saudita.

Paralelamente, o Departamento do Tesouro anunciou sanções contra seis homens acusados de fornecer apoio financeiro a grupos terroristas.

Segundo o Tesouro americano, as sanções têm como objetivo interromper as redes de captação de recursos e de apoio aos grupos Al-Qaeda, Frente Al-Nosra, Al-Qaeda na Península Arábica e EI.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.