TRE-RO recebe mais de mil denúncias de crime eleitoral em uma semana
Até o momento, são mais de 3 mil denúncias de crime eleitoral
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.
Porto Velho - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) recebeu, na última semana, mais de mil denúncias de propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina administrativa. Até o momento, são mais de 3 mil denúncias de crime eleitoral.
Para receber as denúncias, a Justiça Eleitoral do estado disponibilizou à população o telefone 148, que é gratuito. O denunciante não precisa se identificar.
A diretora geral do TRE-RO, Elizabeth Mesquita, informa que a comissão de segurança do tribunal trabalha em contato direto com as polícias Federal e Militar e com o Ministério Público. Denúncias de crime eleitoral são encaminhadas imediatamente ao Ministério Público e à Polícia Federal para investigação. A Polícia Militar trabalha no apoio e fica responsável pelas abordagens e pelos flagrantes.
De acordo com Elizabeth Mesquita, os processos já estão em andamento, mas ainda não é possível divulgar porque eles não são públicos. Ela conta que foram feitos vários flagrantes e que o Ministério Público prepara as denúncias para apresentar ao tribunal.
Caso os candidatos sejam condenados, mesmo eleitos, perdem o registro da candidatura e são impedidos de serem diplomados.