Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 deixa ao menos 1 morto e 5 feridos no Peru

A vítima morreu por causa do desprendimento de uma rocha durante o tremor na região de Cajamarca, no norte dos Andes peruanos

Parque Nacional Manu, na Amazônia peruana: maioria dos feridos está na cidade amazônica de Yurimaguas (Enrique Castro-Mendivil/Reuters)

Parque Nacional Manu, na Amazônia peruana: maioria dos feridos está na cidade amazônica de Yurimaguas (Enrique Castro-Mendivil/Reuters)

E

EFE

Publicado em 26 de maio de 2019 às 12h14.

Lima - Pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas neste domingo no Peru pelo terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter que teve seu epicentro registrado na região amazônica, informou o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) do país.

A vítima morreu por causa do desprendimento de uma rocha durante o tremor na região de Cajamarca, no norte dos Andes peruanos, um dos sete departamentos do país onde foram registrados danos pessoais e materiais.

A maioria dos feridos está na cidade amazônica de Yurimaguas, a mais próxima do epicentro, aonde o presidente do Peru, Martín Vizcarra, chegou neste domingo junto com duas ministras para fazer uma avaliação dos danos em primeira mão.

Antes de dirigir-se a Yurimaguas, Vizcarra garantiu que haverá ajuda humanitária imediata para os afetados e logística para recuperar a infraestrutura danificada.

O terremoto ocorreu às 2h41 locais (4h41 em Brasília) com epicentro situado dentro da reserva nacional de Pacaya Samiria, em Loreto, uma região pouco povoada na Amazônia peruana, e durou cerca de um minuto.

Sua profundidade foi registrada a 141 quilômetros da superfície, o que reduziu seu poder de destruição, mas a onda sísmica teve grande alcance e foi sentida a milhares de quilômetros do epicentro, em capitais sul-americanas como Lima, Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia).

Acompanhe tudo sobre:MortesPeruTerremotos

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico