Suspeito de Boston foi vigiado pelos serviços russos

Tamerlan Tsarnaev chamou repetidas vezes a atenção dos serviços de segurança do Daguestão pelo seu envolvimento com islamitas radicais

Makhatchkala - Tamerlan Tsarnaev, um dos dois suspeitos dos atentados de Boston, morto na quinta-feira, chamou repetidas vezes a atenção dos serviços de segurança do Daguestão, indicou à AFP uma fonte das forças de ordem desta pequena república do Cáucaso.

"Tamerlan Tsarnaiev permaneceu aqui por cinco meses e 13 dias" em 2012, declarou esta fonte dos órgãos de segurança, ligada ao serviço de luta contra o terrorismo.

Durante este período, "esteve pelo menos quatro vezes na mira de nosso serviço", indicou a fonte, que pediu anonimato.

"Nós vigiávamos um outro jovem, que era suspeito de ter ligações com uma comunidade islâmica clandestina, e que foi visto na companhia de Tamerlan. Mas, então, o jovem saiu do campo de visão das forças de segurança e também não vimos mais Tamerlan", precisou.

"Nada foi encontrado que pudesse justificar uma prisão ou acusação", acrescentou a fonte.

O FBI tem sido muito criticado depois de confirmar que as autoridades russas pediram em 2012 uma investigação sobre Tamerlan, com base "em informações de que ele era um defensor do Islã radical e um fervoroso fiel, e que ele tinha mudado drasticamente em 2010 ".

Após não encontrar informações incriminatórias, a Polícia Federal abandonou a vigilância.

Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, é um dos dois suspeitos com seu irmão Dzhokhar, de 19 anos, do ataque de Boston, que deixou três pessoas mortas e cerca de 180 feridos na semana passada. Ele foi morto quinta-feira em uma perseguição com a polícia.

Seu irmão mais novo foi internado em estado grave depois de uma caçada humana por 24 horas na aglomeração de Boston.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.