Mundo

Supremo italiano confirma absolvição de Berlusconi

Em 18 de outubro de 2011, a juíza da audiência preliminar do Tribunal de Milão já havia deixado Berlusconi livre das acusações de fraude fiscal e apropriação indevida

O ex-primeiro-ministro tem ainda quatro casos pendentes com a Justiça (Getty Images)

O ex-primeiro-ministro tem ainda quatro casos pendentes com a Justiça (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2012 às 19h10.

Roma - A Suprema Corte italiana confirmou nesta sexta-feira a absolvição do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi no caso Mediatrade, no qual ele era acusado de fraude fiscal e apropriação indevida, afirmaram fontes judiciais.

Em 18 de outubro de 2011, a juíza da audiência preliminar do Tribunal de Milão já havia deixado Berlusconi livre das acusações de fraude fiscal e apropriação indevida, mas a Promotoria de Milão recorreu da decisão.

Este caso pretende esclarecer se o grupo Mediaset, propriedade da família Berlusconi, comprou através de sua filial Mediatrade os direitos de filmes de um atacadista americano mediante o intermediário Frank Agrama e sua empresa, Wiltshire, para depois aumentar os preços e com isso sonegar impostos.

O processo ainda continua no Tribunal de Milão, onde são julgadas 11 pessoas, entre elas Fedele Confalonieri, presidente da Mediaset, e Piersilvio Berlusconi, filho de Silvio.

O ex-primeiro-ministro tem ainda quatro casos pendentes com a Justiça: o caso Ruby, no qual é acusado de incitação à prostituição de menores e abuso de poder; o caso Mills, por suposta corrupção em ato judicial, e o Mediaset, por possível fraude fiscal.

No dia 7 de fevereiro, Berlusconi foi levado a julgamento pela publicação de escutas telefônicas de procedência ilícita no diário "Il Giornale", propriedade de seu irmão Paolo.

Em 16 de fevereiro, a Promotoria de Roma pediu que o empresário, seu filho Piersilvio e outras nove pessoas fossem a julgamento pelo delito de fraude fiscal relativo às contas da sociedade Redes Televisivas Italianas (RTI, controlada pela Mediaset).

Se o juiz decidir levar Berlusconi a julgamento, seria o quinto processo no qual o ex-mandatário iria ao banco dos réus. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaJustiçaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Governo talibã do Afeganistão participa em negociações organizadas pela ONU no Catar

Evo Morales acusa Luis Arce de ter mentido ao mundo com 'autogolpe' na Bolívia

Tremor de magnitude 4,2 atinge capital do Equador e norte do país

Votação aquém do esperado de partido de Le Pen faz cotação do euro ficar estável

Mais na Exame