Mundo

Colbert: o ‘Tiririca’ intelectualizado dos EUA em ano de eleições

Humorista lançou campanha eleitoral e recebeu mais apoio do que o pré-candidato Jon Huntsman na Carolina do Sul

Stephen Colbert lançou candidatura para satirizar o sistema de financiamento das campanhas presidenciais neste ano (Getty Images)

Stephen Colbert lançou candidatura para satirizar o sistema de financiamento das campanhas presidenciais neste ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 18h45.

São Paulo* – O Brasil não é o único país em que piadas soam tão convincentes quanto programas de governo. O humorista Stephen Colbert, apresentador do talk-show “Colbert Report”, lançou sua pré-candidatura pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos na última quinta-feira, e pesquisas mostraram que ele teria mais apoio do que alguns candidatos de verdade.

Colbert é conhecido por satirizar em seu programa o pensamento conservador norte-americano, sobretudo do Partido Republicano. O comediante só não pôde oficializar a candidatura porque a anunciou depois do prazo estabelecido para as inscrições dos participantes das eleições primárias no estado.

Na pesquisa de intenção de voto feita pela empresa PublicPolicyPolling, Colbert aparece com 5% das preferências dos eleitores no estado da Carolina do Sul. Jon Huntsman, pré-candidato republicano, conseguiu apenas 4% de apoio no estado. 

A ironia destilada por Colbert em sua campanha, que embora satírica, foi lançada como se fosse oficial, tem um alvo específico: o sistema de financiamento das campanhas presidenciais nos Estados Unidos. No episódio de quinta-feira do talk-show, o humorista transformou seu programa em um PAC (Comitê de Ação Política, na sigla em inglês).

O vídeo (abaixo) mostra Colbert assinando a criação do comitê com a aprovação de um advogado ex-presidente da Comissão para Eleições Federais (FEC, na sigla em inglês). O “Super PAC” do comediante imita integralmente o funcionamento de um PAC, uma das principais formas de financiamento das campanhas presidenciais da eleição deste ano.

The Colbert Report Mon - Thurs 11:30pm / 10:30c
Indecision 2012 - Colbert Super PAC - Coordination Resolution with Jon Stewart
www.colbertnation.com
http://media.mtvnservices.com/mgid:cms:item:comedycentral.com:405889
Colbert Report Full Episodes Political Humor & Satire Blog Video Archive

No ar, Colbert passa o bastão de seu programa – que seria usado para veicular campanhas eleitorais – ao também comediante Jon Stewart. Segundo as leis eleitorais dos EUA, Colbert não poderia continuar à frente do programa, já que os PAC não podem ter ações coordenadas com os candidatos.

Durante o show, os dois humoristas tiram dúvidas com o advogado da FEC, e escancaram os absurdos do sistema político. Colbert diz que é sócio do amigo Jon Stewart em alguns empreendimentos e pergunta se isto seria um impedimento para que Stewart comandasse o PAC. “Sociedade em negócios não conta como coordenação”, responde o advogado.

Diferentemente do que acontece com candidatos e partidos, que só podem receber doações individuais de até 2,5 mil dólares para a campanha, os PAC não têm limites de doação. Estima-se que as campanhas de Barack Obama e seu adversário possam chegar a mais de um bilhão de dólares.

Um segundo vídeo satiriza uma campanha política agressiva - que, por sinal, está na moda nos EUA neste ano - contra o pré-candidato republicano Mitt Romney. Em um de seus discursos, Romney afirma que as empresas são como pessoas. Colbert tira sarro do fato e lembra que Romney "já foi empresário e, nesta época, comprou empresas, as retalhou, e só Deus sabe o que fez com elas depois". A conclusão de Colbert: "Mitt Romney é um assassino em série. Ele é Mitt, o Estripador".

Stephen Colbert faz uma crítica sofisticada e cheia de ironia que não encontra correspondente no Brasil. Entretanto, a atitude de lançar uma campanha real (ainda que sem leva-la adiante), se parece com o apelo usado pelo humorista Tiririca em sua candidatura, sem o mesmo tom refinado, mas também ridicularizando o sistema político. Ambos conseguiram apoio popular, embora o dado a Colbert seja, até o momento, bem menor do que o conseguido por Tiririca, que de fato, se elegeu.

*Texto atualizado às 17h45

The Colbert Report Mon - Thurs 11:30pm / 10:30c
Colbert Super PAC Ad - Attack In B Minor For Strings
www.colbertnation.com
http://media.mtvnservices.com/mgid:cms:item:comedycentral.com:405930
Colbert Report Full Episodes Political Humor & Satire Blog Video Archive
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia