Mundo

Colbert: o ‘Tiririca’ intelectualizado dos EUA em ano de eleições

Humorista lançou campanha eleitoral e recebeu mais apoio do que o pré-candidato Jon Huntsman na Carolina do Sul

Stephen Colbert lançou candidatura para satirizar o sistema de financiamento das campanhas presidenciais neste ano (Getty Images)

Stephen Colbert lançou candidatura para satirizar o sistema de financiamento das campanhas presidenciais neste ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2012 às 18h45.

São Paulo* – O Brasil não é o único país em que piadas soam tão convincentes quanto programas de governo. O humorista Stephen Colbert, apresentador do talk-show “Colbert Report”, lançou sua pré-candidatura pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos na última quinta-feira, e pesquisas mostraram que ele teria mais apoio do que alguns candidatos de verdade.

Colbert é conhecido por satirizar em seu programa o pensamento conservador norte-americano, sobretudo do Partido Republicano. O comediante só não pôde oficializar a candidatura porque a anunciou depois do prazo estabelecido para as inscrições dos participantes das eleições primárias no estado.

Na pesquisa de intenção de voto feita pela empresa PublicPolicyPolling, Colbert aparece com 5% das preferências dos eleitores no estado da Carolina do Sul. Jon Huntsman, pré-candidato republicano, conseguiu apenas 4% de apoio no estado. 

A ironia destilada por Colbert em sua campanha, que embora satírica, foi lançada como se fosse oficial, tem um alvo específico: o sistema de financiamento das campanhas presidenciais nos Estados Unidos. No episódio de quinta-feira do talk-show, o humorista transformou seu programa em um PAC (Comitê de Ação Política, na sigla em inglês).

O vídeo (abaixo) mostra Colbert assinando a criação do comitê com a aprovação de um advogado ex-presidente da Comissão para Eleições Federais (FEC, na sigla em inglês). O “Super PAC” do comediante imita integralmente o funcionamento de um PAC, uma das principais formas de financiamento das campanhas presidenciais da eleição deste ano.

The Colbert Report Mon - Thurs 11:30pm / 10:30c
Indecision 2012 - Colbert Super PAC - Coordination Resolution with Jon Stewart
www.colbertnation.com
http://media.mtvnservices.com/mgid:cms:item:comedycentral.com:405889
Colbert Report Full Episodes Political Humor & Satire Blog Video Archive

No ar, Colbert passa o bastão de seu programa – que seria usado para veicular campanhas eleitorais – ao também comediante Jon Stewart. Segundo as leis eleitorais dos EUA, Colbert não poderia continuar à frente do programa, já que os PAC não podem ter ações coordenadas com os candidatos.

Durante o show, os dois humoristas tiram dúvidas com o advogado da FEC, e escancaram os absurdos do sistema político. Colbert diz que é sócio do amigo Jon Stewart em alguns empreendimentos e pergunta se isto seria um impedimento para que Stewart comandasse o PAC. “Sociedade em negócios não conta como coordenação”, responde o advogado.

Diferentemente do que acontece com candidatos e partidos, que só podem receber doações individuais de até 2,5 mil dólares para a campanha, os PAC não têm limites de doação. Estima-se que as campanhas de Barack Obama e seu adversário possam chegar a mais de um bilhão de dólares.

Um segundo vídeo satiriza uma campanha política agressiva - que, por sinal, está na moda nos EUA neste ano - contra o pré-candidato republicano Mitt Romney. Em um de seus discursos, Romney afirma que as empresas são como pessoas. Colbert tira sarro do fato e lembra que Romney "já foi empresário e, nesta época, comprou empresas, as retalhou, e só Deus sabe o que fez com elas depois". A conclusão de Colbert: "Mitt Romney é um assassino em série. Ele é Mitt, o Estripador".

Stephen Colbert faz uma crítica sofisticada e cheia de ironia que não encontra correspondente no Brasil. Entretanto, a atitude de lançar uma campanha real (ainda que sem leva-la adiante), se parece com o apelo usado pelo humorista Tiririca em sua candidatura, sem o mesmo tom refinado, mas também ridicularizando o sistema político. Ambos conseguiram apoio popular, embora o dado a Colbert seja, até o momento, bem menor do que o conseguido por Tiririca, que de fato, se elegeu.

*Texto atualizado às 17h45

The Colbert Report Mon - Thurs 11:30pm / 10:30c
Colbert Super PAC Ad - Attack In B Minor For Strings
www.colbertnation.com
http://media.mtvnservices.com/mgid:cms:item:comedycentral.com:405930
Colbert Report Full Episodes Political Humor & Satire Blog Video Archive
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Papa Francisco sofre queda e tem o braço imobilizado por precaução

CEO do TikTok comparecerá à cerimônia de posse de Trump, diz emissora chinesa

Custos dos incêndios em Los Angeles podem ultrapassar US$ 275 bilhões

Canadá se prepara para retaliar tarifa de 25% proposta por Trump