Sobrevivente de acidente de avião na Coreia do Sul é comissário e está consciente
Com apenas dois sobreviventes das 181 pessoas a bordo, esse é o acidente aéreo mais mortal da História do país, que tem altos níveis de segurança na aviação
Agência de notícias
Publicado em 29 de dezembro de 2024 às 12h24.
Apenas duas pessoas saíram vivas do trágico acidente de avião na Coreia do Sul, que deixou 179 mortos neste domingo.
Um dos dois sobreviventes, um comissário de bordo de 33 anos, disse aos médicos que já havia sido resgatado quando acordou. O homem está consciente e em total capacidade de comunicação, segundo a agência local Yonhap.
“Quando acordei, eu já tinha sido resgatado", disse ele aos médicos do hospital, de acordo com o diretor da unidade, Ju Woong, em coletiva de imprensa. O responsável pelo hospital também afirmou que não perguntou sobre os detalhes do acidente porque acreditava que isso não ajudaria na recuperação do paciente.
O sobrevivente está atualmente sendo tratado naunidade de terapia intensivaapós ser diagnosticado com múltiplas fraturas. Segundo Woong, o homem está sob cuidados especiais devido à possibilidade de sequelas.
A outra sobrevivente, uma comissária de bordo de 25 anos, está estável no Centro Médico Asan, em Seul. Ela está em tratamento após machucar o tornozelo e a cabeça.
Isto é o que se sabe até o momento sobre o acidente:
O que aconteceu?
O voo 2216 da Jeju Air, procedente de Bangkok e com 181 pessoas a bordo, caiu ao aterrissar no aeroporto de Muan, cerca de 290 quilômetros ao sul da capital Seul, às 9h03 deste domingo (21h03 de sábado em Brasília), de acordo com o Ministério dos Territórios.
O avião emitiu uma mensagem de socorro após uma primeira tentativa de aterrissagem, durante a qual a torre de controle avisou a tripulação que a aeronave havia sido atingida por pássaros.
Queda de avião na Coreia do Sul
Um vídeo transmitido pela emissora sul-coreana MBC mostra o avião pousando com fumaça saindo dos motores, aparentemente sem o trem de pouso. O avião derrapa na pista e é engolido pelas chamas.
Um passageiro do voo avisou a sua família por mensagem de texto que um pássaro colidiu com a aeronave, segundo a agência de notícias local News1.
"Um pássaro ficou preso na asa, e não conseguimos pousar", dizia a vítima na mensagem.
Os pilotos da aeronave foram alertados pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de tentar pousar, segundo o Ministério dos Transportes sul-coreano. A agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap informou que testemunhas relataram ter visto o motor da aeronave pegando fogo e ouviram várias explosões antes do pouso.
Quantas pessoas estavam no avião?
Havia 175 passageiros, incluindo dois tailandeses, e seis membros da tripulação. Das 181 pessoas a bordo, há dois sobreviventes e 179 mortos.
De acordo com o site especializado Flightradar, o avião, um Boeing 737-8AS, havia entrado em serviço em 2009.