Mundo

Primeiro caminhão híbrido do Brasil está no Salão Internacional do Transporte

O veículo é da MAN Latin America, a maior exportadora de caminhões do país

No VW Constellation é usado um sistema que armazena a energia coletada durante a frenagem em acumuladores hidráulicos, depois ela é aproveitada na partida do veículo (Divulgação)

No VW Constellation é usado um sistema que armazena a energia coletada durante a frenagem em acumuladores hidráulicos, depois ela é aproveitada na partida do veículo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 17h51.

São Paulo - Nesta segunda-feira (24) teve início o Salão Internacional do Transporte, a Fenatran, com novidades em carros ecológicos. Entre os destaques, foi apresentado o primeiro caminhão híbrido do Brasil, da empresa MAN Latin America.

A Man Latin America é a maior exportadora de caminhões do país. Para seguir na liderança, o presidente da empresa, Roberto Cortes, foi o primeiro a apresentar as novidades da 18ª edição do evento. Além do caminhão, também se destacou o primeiro extrapesado MAN TGX diesel-etanol do mundo.

Da lista de caminhões 2012, as marcas Volkswagen e MAN chegam ao mercado com tecnologia Euro 5. Os modelos pesam de 5,5 toneladas e chega a 74 toneladas de peso bruto total, sendo que todos são produzidos no Brasil.

O conceito de recuperar a energia cinética do protótipo VW Constellation 17.280 6×2 Híbrido é o mesmo que o utilizado nos carros da Fórmula 1. Para isso, é usado um sistema que armazena a energia coletada, durante a frenagem, em acumuladores hidráulicos, depois ela é aproveitada na partida do veículo.


Já o cavalo mecânico MAN TGS 33.440 6×4 é movido a uma mistura diesel e etanol na proporção de 55%, uma grande inovação. Com dois tanques de combustível diferentes, o caminhão é o primeiro da Man que dispõe de tecnologia para receber esse tipo de biocombustível. O desempenho do veículo é o mesmo em relação ao modelo tradicional e ainda diminui as emissões de CO2 e material particulado.

Outro veículo da Man que será exposto na feira é um caminhão de bebidas VW Constellation 17.190 movido a um combustível renovável e que também contribui para a redução das emissões de carbono do veículo, o Ultra Clean Diesel. Este bicombustível já entra em fases de teste em 2012 e promete ser mais simples e ter um custo menor em relação às opções disponíveis atualmente.

A Fenatran 2011 contará com espaços onde os visitantes podem aprender o uso ambientalmente correto dos caminhões, com dicas de manutenção preventiva e cidadania. O evento, em São Paulo (SP), vai até o dia 28 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosEmpresasEmpresas alemãsMANMontadorasVolkswagen

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado