Mundo

Rússia repele ataque massivo de mais de 30 drones ucranianos contra Moscou

Drones forçaram o fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Domodedovo

Drones foram abatidos sobre os distritos de Ramenskoye, Domodedovo e Kolomna ((Photo by TATYANA MAKEYEVA / AFP)/AFP)

Drones foram abatidos sobre os distritos de Ramenskoye, Domodedovo e Kolomna ((Photo by TATYANA MAKEYEVA / AFP)/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 10 de novembro de 2024 às 09h31.

As forças antiaéreas do Exército da Rússia repeliram neste domingo um ataque massivo de drones ucranianos na região de Moscou, abatendo pelo menos 32 aparelhos não tripulados que se dirigiam para a capital russa, segundo informou o prefeito moscovita, Sergey Sobyanin.

“Até agora, foram abatidos 32 drones que voavam em direção a Moscou”, escreveu o prefeito no Telegram.

Segundo a Agência EFE pôde confirmar, por volta das 8h30 (horário local, 2h30 de Brasília) começaram a ser ouvidas explosões ao sul da capital russa em consequência do fogo antiaéreo e do impacto dos drones.

Os drones foram abatidos sobre os distritos de Ramenskoye, Domodedovo e Kolomna e forçaram o fechamento temporário do Aeroporto Internacional de Domodedovo e do campo de aviação militar e civil de Zhukovsky.

O canal de Telegram “Baza” publicou vários vídeos de drones e relatou que duas casas na cidade de Stanovoi, no distrito de Ramenskoye, pegaram fogo após a queda de fragmentos de um aparelho, que também danificou um carro e feriu uma pessoa.

O Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, ao norte da capital, também limitou as suas operações.

Pouco antes, o Ministério da Defesa russo tinha relatado a destruição de 23 drones sobre o território russo durante a noite: 17 sobre a região de Bryansk, três sobre Rostov, dois sobre Belgorod e um sobre a região de Kursk, parcialmente ocupada pelo Exército ucraniano desde o último mês de agosto.

Mais tarde, o comando russo acrescentou em uma nota publicada no Telegram que, entre 7h e 10h da manhã (1h-4h), a defesa antiaérea russa abateu um total de 70 drones ucranianos de asa fixa sobre o território russo, 34 deles na região de Moscou.

Além disso, 14 drones foram abatidos na região de Bryansk, sete em Oryol e o mesmo número em Kaluga, seis em Kursk e dois na região de Tula.

Após o fim do alarme aéreo, a Rosaviatsia, agência federal russa de aviação civil, anunciou que os aeroportos de Domodedovo, Zhukovsky e Sheremetyevo retomaram as suas operações.

Segundo o órgão federal, 36 voos que iam a esses destinos foram desviados durante os ataques de drones.

Acompanhe tudo sobre:RússiaUcrâniaGuerras

Mais de Mundo

Musk quer cortes maciços de funcionários e gasto federal nos EUA

Trump escolhe ex-procurador-geral Matthew Whitaker como próximo embaixador na Otan

No Brasil, Xi Jinping defende cessar-fogo na Faixa de Gaza

Argentina questionou declaração do G20 porque acha que Estado não resolve pobreza, diz ministra