Mundo

Rússia faz alerta à Ucrânia contra integração com Otan

País afirma que tentativas anteriores de Kiev de aproximar-se do bloco prejudicaram os laços com Moscou


	Soldado da Otan: governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa"
 (Massoud Hossaini/AFP)

Soldado da Otan: governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa" (Massoud Hossaini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 11h41.

Moscou - A Rússia fez um alerta à Ucrânia nesta terça-feira contra a integração com a Otan, afirmando que tentativas anteriores de Kiev de aproximar-se do bloco prejudicaram os laços com Moscou e provocaram problemas entre o governo russo e a aliança militar.

"(Tentativas anteriores) levaram ao congelamento dos contatos políticos russos-ucranianos, a dores de cabeça entre Otan e Rússia... e a divisões da sociedade ucraniana", disse o Ministério das Relações Exteriores russo, ao mesmo tempo em que chanceleres dos países-membros da Otan se reuniam em Bruxelas.

O governo russo alertou que os futuros laços econômicos entre Moscou e Kiev "vão depender profundamente das ações que a Ucrânia tomar em sua política externa".

A declaração demonstra a sensibilidade das relações entre Moscou e a Otan, sua adversária na Guerra Fria, e a Ucrânia, com quem os laços com a Rússia se deterioram desde a deposição do presidente ucraniano pró-Moscou Viktor Yanukovich como presidente em 22 de fevereiro.

Moscou considera a Ucrânia, uma ex-república soviética, como parte de sua tradicional esfera de influência e quer uma cláusula de neutralidade incluída na Constituição da Ucrânia para impedir que o país ingresse na Otan.

A Ucrânia tentou entrar na Otan durante o regime do presidente Viktor Yushchenko entre 2005 e 2010.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia