Rússia bombardeia mais um terminal de grãos e amplia ataques a portos ucranianos
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu aumentar as defesas aéreas ao redor do porto e da costa sul, mas os recursos de Kiev são escassos
Redação Exame
Publicado em 29 de julho de 2023 às 16h22.
As forças russas atacaram um terminal de grãos na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia neste sábado, 29, segundo autoridades ucranianas ouvidas pelo The New York Times. Os novos ataques ampliam o bombardeio da infraestrutura do país que acende a luz amarela sobre a capacidade de Kiev de enviar grãos para o mundo.
Moscou vem atingindo portos ucranianos quase que diariamente desde que desistiu do acordo que permitiria a Ucrânia escoar seus grãos por meio do Mar Negro.
- Esgrimista é 1ª esportista da Ucrânia a enfrentar russa após guerra, mas não cumprimenta adversária
- Ucrânia reivindica ataque de drones em Moscou após bombardeios russos
- Zelensky pede apoio 'concreto' de Lula e propõe encontro com líderes latino-americanos
- Preços dos grãos sobem após Rússia atacar terminal ucraniano no Rio Danúbio
- Ataques russos em Odessa: um homem morre em infraestrutura portuária danificada por mísseis e drones
- Em ataque a Odessa, Rússia destrói maior catedral da cidade
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu aumentar as defesas aéreas ao redor do porto e da costa sul, mas os recursos de Kiev são escassos e ele enfrenta escolhas difíceis sobre onde implantar o número limitado de sistemas de defesa aérea que podem derrubar os mísseis mais sofisticados da Rússia.
A Ucrânia continua pedindo a seus aliados ocidentais que acelerem a entrega de mais sistemas de defesa aérea e alerta que o bombardeio russo contínuo pode deixá-la sem a infraestrutura necessária para transportar grãos, mesmo que as rotas marítimas do Mar Negro se abram.