Mundo

Rendimento de bônus italiano tem recorde de alta

Salto nos rendimentos dos bônus na última semana sugere que o mercado financeiro está contra o país

O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, reuniu-se com autoridades chinesas, depois do Financial Times publicar que Roma pediu à China que comprasse sua dívida (Wikimedia Commons)

O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, reuniu-se com autoridades chinesas, depois do Financial Times publicar que Roma pediu à China que comprasse sua dívida (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 09h01.

Roma - Os rendimentos dos bônus de cinco anos da Itália atingiram nesta terça-feira o maior patamar desde a introdução do euro, uma década atrás, enfatizando os temores dos mercados sobre a terceira maior economia da zona do euro.

A Itália vinha dependendo do apoio do Banco Central Europeu (BCE) para conter a alta dos custos de seu financiamento por mais um mês, mas o salto dos rendimentos dos bônus na última semana sugere que o mercado financeiro está contra o país.

O Tesouro vendeu 6,485 bilhões de euros (8,846 bilhões de dólares) em bônus do governo, pouco abaixo do teto da meta de 7 bilhões de euros, mas teve que pagar um rendimento recorde de 5,6 por cento em quase 4 bilhões de euros em títulos de cinco anos.

Um porta-voz do Tesouro confirmou mais cedo que o ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, reuniu-se com autoridades chinesas na semana passada, depois do Financial Times publicar que Roma pediu à China que comprasse "quantias significativas" de sua dívida. O porta-voz não quis detalhar o conteúdo da reunião.

"Não seria a primeira vez que o mercado teria esperanças de que a China sairia em socorro", disse o estrategista do Charles Stanley, Jeremy Batstone-Carr. "Mas os chineses não têm um bom histórico. Eles participaram dos bônus de Portugal neste ano e perderam dinheiro."

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaCrise econômicaCrises em empresasDívida públicaEuroEuropaItáliaMoedasPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame