Rei da Espanha destaca dedicação de Chávez à Venezuela

Em telegrama, o Rei lembra as boas relações bilaterais e de amizade que sempre existiram entre ambos os povos

Madri - O Rei Juan Carlos I, da Espanha, destacou nesta quarta-feira a dedicação à Venezuela do presidente Hugo Chávez, em uma mensagem de pêsames por sua morte, enviada ao vice-presidente Nicolás Maduro.

"O Rei, como chefe de Estado, enviou um telegrama dirigido a Nicolás Maduro no qual expressa suas condolências à nação venezuelana e para que também transmita os pêsames à família", explicou à AFP um porta-voz da Casa Real.

No telegrama, o Rei da Espanha "destaca a dedicação que o presidente Chávez sempre teve ao seu país e lembra as boas relações bilaterais e de amizade que sempre existiram entre ambos os povos", acrescentou o porta-voz.

O líder venezuelano morreu na terça-feira aos 58 anos em Caracas vítima de um câncer após quase quatorze anos como presidente de seu país e poucos meses depois de ter vencido as últimas eleições.

O Rei Juan Carlos e Chávez foram os protagonistas de um incidente durante a Cúpula Ibero-Americana de Santiago do Chile em 2007, quando o monarca espanhol perguntou "Por que você não cala a boca?" a Chávez, que estava interrompendo o então chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

A intervenção do monarca tensionou as relações entre os dois países, que se normalizaram posteriormente com a visita de Chávez à Espanha.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.