Mundo

Rei Charles III pede ordem de despejo de Harry e Megan do Castelo

O pedido para o casal desocupar a residência acontece após a publicação de um livro polêmico pelo príncipe

Harry e Meghan: Palácio de Buckingham enviou "um aviso de expulsão" ao casal, que deixou o Reino Unido em 2020 e, desde então, multiplicou seus ataques à família real (AFP/AFP)

Harry e Meghan: Palácio de Buckingham enviou "um aviso de expulsão" ao casal, que deixou o Reino Unido em 2020 e, desde então, multiplicou seus ataques à família real (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 2 de março de 2023 às 11h28.

O rei Charles III retirou do filho Harry e de sua nora Meghan Markle, que vivem nos Estados Unidos, o uso da Frogmore Cottage, residência do casal no Reino Unido, após a publicação de um livro polêmico pelo príncipe, confirmou nesta quarta-feira um porta-voz do casal.

"Podemos confirmar que o duque e a duquesa de Sussex foram solicitados a desocupar sua residência em Frogmore Cottage", disse o porta-voz.

Os jornais "The Sun" e "The Telegraph", que haviam revelado a informação horas antes, disseram que o Palácio de Buckingham enviou "um aviso de expulsão" ao casal, que deixou o Reino Unido em 2020 e, desde então, multiplicou seus ataques à família real.

Onde fica localizado o Frogmore Cottage?

Frogmore Cottage foi concedida como residência aos duques de Sussex pela rainha Elizabeth II em 2018 como presente de casamento. A residência de cinco quartos fica perto do Castelo de Windsor, no oeste de Londres.

Quanto custou a reforma do castelo?

As caras obras de reforma que o casal fez, de mais de US$ 2,4 milhões (em torno de R$ 12,5 milhões), financiados com dinheiro público, causaram um escândalo, e o príncipe Harry teve de devolver o valor.

Ainda segundo The Sun, Charles III não propôs uma nova residência aos duques de Sussex, o que significa que não terão residência real durante suas poucas visitas ao Reino Unido.

Esta decisão parece ser uma retaliação pela publicação, no início deste ano, do livro de memórias "O que sobra", no qual o filho caçula do monarca britânico faz um acerto de contas com sua família.

O tabloide também informou que o rei teria pedido ao príncipe Andrew que se mudasse para Frogmore Cottage. A ideia é reduzir as despesas do irmão mais novo, que hoje vive em uma luxuosa propriedade em Windsor. Procurado pela AFP, o Palácio de Buckingham não quis comentar essas informações.

Acompanhe tudo sobre:Família real britânicaRei-Charles-III

Mais de Mundo

Chanceler israelense ameaça Hezbollah libanês com 'guerra total'

Alemanha alerta risco de ataques terroristas semelhantes ao de Moscou

Sob críticas da Otan, Putin desembarca na Coreia do Norte para estreitar parceria 'estratégica'

Milei perde apoio em 18 de 24 municípios da Grande Buenos Aires, mostra pesquisa

Mais na Exame