Mundo

Rebeldes reabrem porto de Trípoli e anunciam abertura do aeroporto

O tráfego aéreo só será retomado para necessidades humanitárias

Rebeldes passam pela refinaria de petróleo na Líbia: eles revelaram que nos próximos dias chegarão a Trípoli seis petroleiros para abastecer o país (Filippo Monteforte/AFP)

Rebeldes passam pela refinaria de petróleo na Líbia: eles revelaram que nos próximos dias chegarão a Trípoli seis petroleiros para abastecer o país (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 12h18.

Trípoli - As autoridades rebeldes líbias reabriram o porto de Trípoli e se dispõem a retomar "em poucos dias" o tráfego aéreo na capital, mas apenas para necessidades humanitárias, anunciou nesta terça-feira o novo ministro de Transporte e Comunicações, Anwar Faitourui.

Em entrevista coletiva oferecida em um hotel da capital, Faitourui revelou também que nos próximos dias chegarão a Trípoli seis petroleiros para abastecer o país.

O ministro ressaltou que as novas autoridades líbias trabalham com diversas companhias europeias no restabelecimento de outras vias de telecomunicação vitais, como o cabo óptico submarino.

Além disso, os rebeldes colaboram com empresas locais para recuperar a comunicação telefônica, tanto terrestre como móvel, e o acesso à internet, acrescentou.

Faitourui destacou também que foi iniciado um plano para recuperar "em breve" a emissão de rádio e televisão, cujo quartel-general em Trípoli foi assaltado pelas tropas rebeldes na semana passada.

"Esperamos que a vida volte definitivamente à normalidade nos próximos dias", disse.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosÁfricaGuerrasLíbiaSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Após assumir novo mandato presidencial na Rússia, Putin anuncia troca no Ministério da Defesa

ONU pede cessar-fogo 'imediato' para guerra em Gaza, que já deixa mais de 35.000 mortos

Não é só no RS: enchentes matam mais de 300 pessoas no Afeganistão, diz ONU

Por que Robert Kennedy pode ser fundamental para o resultado das eleições nos EUA?

Mais na Exame