Mundo

Rajoy pretende recuperar confiança na Espanha com sua política externa

O próximo presidente espanhol disse nesta segunda-feira que o país está comprometido com um 'euro estável, base de crescimento e estabilidade econômica'

Em seu discurso na sessão de posse como chefe do governo espanhol, Rajoy falou sobre a necessidade de 'reforçar o vínculo ibero-americano'  (Javier Soriano/AFP)

Em seu discurso na sessão de posse como chefe do governo espanhol, Rajoy falou sobre a necessidade de 'reforçar o vínculo ibero-americano' (Javier Soriano/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2011 às 10h58.

Madri - O líder do conservador Partido Popular (PP) e próximo presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira que o objetivo de sua política externa será a 'recuperação da confiança' do país e um compromisso com um 'euro estável, base de crescimento e estabilidade econômica'.

Em seu discurso na sessão de posse como chefe do Governo espanhol, Rajoy falou sobre a necessidade de 'reforçar o vínculo ibero-americano' e do papel da língua espanhola 'como instrumento de união e econômico de primeira ordem'.

Neste sentido, ele destacou que o bicentenário da Constituição de Cádiz - a primeira Carta Magna da Espanha elaborada em 1812 - é o melhor marco para estreitar estes laços, 'transferindo ao mesmo tempo a mensagem do valor da cultura em espanhol e a qualidade da democracia'.

Em seu discurso, Rajoy ressaltou que buscará a 'interlocução permanente' com o principal partido da oposição, o Partido Socialista (PSOE), e o restante dos grupos parlamentares. 'Queremos fazer da política externa uma das bases fundamentais da recuperação da confiança que nosso país projeta', disse.

Neste sentido, o líder conservador disse que seu Governo iniciará uma 'política ativa' na União Europeia 'influenciando suas decisões, apresentando soluções e liderança, e se comprometendo com um euro estável, base de crescimento e de estabilidade econômica e institucional'.

Por isso, o Governo do PP promoverá a 'estrita observação do Pacto de Estabilidade e Crescimento' e impulsionará 'ativamente a governança econômica europeia', acrescentou. Rajoy pretende colocar 'uma ação diplomática, econômica e cultural no exterior'.

O líder conservador também afirmou que fará uma profunda reforma do Serviço Exterior da Espanha. Assim, ele reforçará o papel deste serviço na promoção comercial das empresas espanholas no mundo e em seus projetos de internacionalização.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDiplomaciaEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU