Primeira-ministra do Reino Unido fala após anúncio da morte da rainha

Truss assumiu a nova posição na terça-feira, 6, quando foi nomeada por Elizabeth II como a 15ª pessoa a estar no cargo durante seu reinado
Morte da Rainha: em sua fala hoje, a premiê afirmou que a monarca forneceu estabilidade e forças necessárias para o Reino Unido (Dan Kitwood/Getty Images)
Morte da Rainha: em sua fala hoje, a premiê afirmou que a monarca forneceu estabilidade e forças necessárias para o Reino Unido (Dan Kitwood/Getty Images)
E
Estadão Conteúdo

Publicado em 08/09/2022 às 16:38.

Última atualização em 08/09/2022 às 17:26.

Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, disse estar devastada pela notícia da morte da rainha Elizabeth II, anunciada nesta quarta, 8, e afirmou ser um choque imenso para a nação e o mundo. "A rainha Elizabeth II foi a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída. Nosso país cresceu e floresceu sob seu reinado. O Reino Unido é o grande país que é hoje por causa dela", disse a premiê, em discurso.

Truss assumiu a nova posição na terça-feira, 6, quando foi nomeada por Elizabeth II como a 15ª pessoa a estar no cargo durante seu reinado.

Em sua fala hoje, a premiê afirmou que a monarca forneceu estabilidade e forças necessárias para o Reino Unido. "É uma conquista extraordinária ter presidido com tanta dignidade e graça por 70 anos. Sua vida de serviço se estendeu além da maioria de nossas memórias vivas."

"Hoje a Coroa passa — como tem feito há mais de mil anos — ao nosso novo monarca, nosso novo chefe de Estado: Sua Majestade o Rei Carlos III. Com a família do rei, lamentamos a perda de sua mãe. E enquanto choramos, devemos nos unir como povo para apoiá-lo."

LEIA TAMBÉM:

O que muda com a morte da rainha Elizabeth II?

Charles se torna novo rei do Reino Unido; veja seu primeiro pronunciamento