Bolsonaro decreta luto oficial de três dias por morte da rainha Elizabeth II

Nas redes sociais, presidente publicou um vídeo em homenagem à rainha e uma nota de pesar
 (AFP/AFP)
(AFP/AFP)
A
Alessandra Azevedo

Publicado em 08/09/2022 às 17:04.

Última atualização em 08/09/2022 às 18:00.

O governo federal decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional devido à morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, nesta quinta-feira, 8. O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou o falecimento da monarca, em publicação nas redes sociais.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.

O decreto que estabelece o luto oficial de três dias, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta tarde, foi assinado por Bolsonaro e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

"É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte", diz o decreto.

Nas redes sociais, Bolsonaro publicou um vídeo em homenagem à rainha e uma nota de pesar. "Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II", escreveu.

O presidente disse ainda que o Brasil recebeu a notícia do falecimento “com grande pesar e comoção”. Ele descreve Elizabeth II como “uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”.

"'Quando a vida parece difícil, os corajosos não se deitam e aceitam a derrota; em vez disso, estão ainda mais determinados a lutar por um futuro melhor'. Com tais palavras, Rainha Elizabeth II mostra por que não foi apenas a Rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós", escreveu Bolsonaro.

“Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida, com a gloriosa chegada de Sua Alteza a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico", completou o presidente.

Ao longo do dia, candidatos à Presidência da República, ministros, parlamentares e governadores têm publicado notas de pesar pela morte da rainha. Elizabeth II faleceu aos 96 anos, no castelo Balmoral, na Escócia.

O que é luto oficial?

O luto oficial é uma forma de homenagear uma figura pública. O decreto fica registrado no Diário Oficial. Pela legislação, durante o luto oficial a Bandeira Nacional fica hasteada a meio mastro em todas as repartições públicas.

Quando é decretado luto oficial é feriado

Não, luto oficial não é feriado nacional.

LEIA TAMBÉM: 

Depois de Charles III, quem é o próximo na sucessão ao trono britânico?

Últimas notícias da Rainha Elizabeth II: rainha morre aos 96 anos

Charles se torna novo rei do Reino Unido; veja seu primeiro pronunciamento