Mundo

Presidente do Irã diz que sanções dos EUA violam acordo nuclear

Ao criticar as novas sanções, Hassan Rouhani também anunciou que o país "resistirá a esses planos e ações"

Hassan Rouhani: o governo Trump impôs as novas sanções ao Irã nesta terça-feira (Lucas Jackson/Reuters)

Hassan Rouhani: o governo Trump impôs as novas sanções ao Irã nesta terça-feira (Lucas Jackson/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 19 de julho de 2017 às 08h50.

Priorizar nos meus resultados Google

Dubai - O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse nesta quarta-feira que as novas sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos sobre o Irã violam o acordo nuclear firmado pelo Irã com potências mundiais, e prometeu que Teerã irá "resistir", relatou a televisão estatal.

O governo Trump impôs as novas sanções ao Irã na terça-feira devido ao programa de mísseis balísticos e disse que as "atividades malignas" de Teerã no Oriente Médio minaram quaisquer "contribuições positivas" vindas do acordo nuclear do Irã de 2015.

"Algumas das ações dos norte-americanos são contra o espírito e mesmo a carta do (acordo nuclear). Nós vamos resistir a esses planos e ações", disse Rouhani, segundo a televisão estatal do Irã.

"Um dos planos dos norte-americanos é agir de tal maneira que faria o Irã dizer que não está seguindo seus compromissos... Eu acho que os norte-americanos vão fracassar já que nós vamos sempre respeitar nossos compromissos internacionais", disse Rouhani.

O Parlamento do Irã concordou na terça-feira a discutir medidas, incluindo o aumento no financiamento do programa de míssil, como forma de retaliação para as sanções dos Estados Unidos, relatou a mídia estatal.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpArmasIrã - País

Mais de Mundo

Mais de 100 pessoas são presas em Londres durante protesto de apoio à Ação Palestina

Quase meio milhão de pessoas vão às ruas na França em protestos contra custo de vida e educação

Presidente da Polônia convoca reunião de emergência após crise no Judiciário

Eleições nos EUA: voto antecipado bate recorde e supera 49 milhões