Premiê grego fala com Merkel e Sarkozy para tentar evitar quebra do país

A teleconferência entre os políticos deve ocorrer às 13h, horário de Brasília

Atenas - O primeiro-ministro grego, George Papandreou, manterá nesta quarta-feira um contato telefônico conjunto com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, para tentar evitar a quebra do país.

Segundo um comunicado do escritório de Papandreou, a teleconferência acontecerá às 19h locais (13h de Brasília).

A atenção dos mercados está centrada em uma possível solução para que a Grécia possa cumprir suas obrigações de pagamento e não arrastar os outros integrantes da zona do euro, acrescenta a nota oficial.

Antes do contato telefônico, o chefe do Governo grego se reunirá com seus ministros para revisar o programa de cortes de despesas, privatizações e reformas estruturais com o qual espera arrecadar 78 bilhões de euros até 2015.

A Grécia depende do cumprimento desse programa para que os parceiros da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) liberem 8 bilhões de euros nas próximas semanas, como parte do resgate de 110 bilhões que lhe concederam em maio de 2010.

Este sexto lance da ajuda é essencial para que a Grécia não caia em moratória. As autoridades gregas advertiram que só têm fundos até outubro.

Papandreou tentará também que seus parceiros se comprometam a liberar o segundo resgate, de 160 bilhões de euros, estipulado em 21 de julho e que ainda deve ser aprovado pelos Parlamentos nacionais dos países que participam da ajuda externa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.