Mundo

Porto Rico recusa ação sobre legalização de casamento gay

Justiça federal rejeitou ação apresentada por casais gays que pediam o reconhecimento dos seus casamentos


	Gays: projetos também incluíam a proteção legal diante da violência doméstica
 (GettyImages)

Gays: projetos também incluíam a proteção legal diante da violência doméstica (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2014 às 10h22.

San Juan - A Justiça federal rejeitou nesta terça-feira a ação apresentada por vários casais homossexuais que pediam que seus casamentos, realizados em outros estados dos Estados Unidos, fossem reconhecidos em Porto Rico.

A ação, inicialmente apresentada pela ativista Ada Conde e sua esposa, Ivonne Álvarez, teve a adesão de vários outros casais e pedia que o artigo 68 do Código Civil deste Estado Livre Associado (ELA), que estabelece o casamento como uma união entre um homem e uma mulher, fosse declarado inconstitucional.

"Da Constituição de Porto Rico não emana o direito ao casamento do mesmo sexo, por isso o ELA não está obrigado a reconhecer tais uniões", disse o juiz federal Juan Pérez Giménez ao justificar sua decisão.

Ele ainda afirmou que a política porto-riquenha em relação aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo não deve ser decidida por juízes, mas pelo poder legislativo da ilha, após o debate entre a população e seus representantes eleitos.

O ex-governador de Puerto Rico, Pedro Rosselló (1993-2000), sancionou uma lei que proibia na ilha o reconhecimento dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo contraídos em outras jurisdições dos EUA.

No entanto, em maio de 2013 foram aprovados em Porto Rico os projetos 238 do Senado e 488 da Câmara que proibiam a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no laboral.

Os projetos também incluíam a proteção legal diante da violência doméstica a qualquer pessoa, independente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou estado civil.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEstados Unidos (EUA)GaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles