Mundo

Membros do IRA são suspeitos de abuso sexual

Funcionário do Exército Republicano Irlandês (IRA) entregou à polícia irlandesa os nomes de seis antigos membros, suspeitos de terem cometido abuso sexual


	Centro de Dublin, capital da Irlanda: governo do país investigará denúncias de abuso sexual realizados por membros do IRA
 (Wikimedia Commons/EXAME.com)

Centro de Dublin, capital da Irlanda: governo do país investigará denúncias de abuso sexual realizados por membros do IRA (Wikimedia Commons/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2014 às 13h17.

Dublin - Um alto funcionário do Exército Republicano Irlandês (IRA) entregou à polícia da Irlanda os nomes de seis antigos membros, suspeitos de terem cometido abuso sexual, publicou o jornal The Sunday Times.

No início desse mês o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, disse ao parlamento irlandês que acreditava que o IRA e membros do seu braço, Sinn Fein, conheciam a localização de suspeitos de abuso sexual na Irlanda, que não haviam sido denunciados à polícia.

O líder do Sinn Fein, Gerry Adams, rejeitou as acusações.

O Sunday Times disse que uma carta escrita por um membro sênior do IRA foi entregue à policia por um vereador do Sinn Fein e revelava nomes, idades aproximadas e últimos endereços conhecidos de antigos membros do IRA.

A polícia irlandesa e o Sinn Fein não responderam imediatamente aos pedidos por email para comentar o assunto. O vereador apontado pelo jornal como sendo o intermediário, não respondeu aos telefonemas.

Kenny acusou o IRA de realizar audiências informais para lidar com acusações de abuso sexual por parte de membros do IRA durante os 30 anos da sua campanha armada contra o governo britânico, na Irlanda do Norte.

Ele disse que o IRA mudou os suspeitos de abuso para novos locais, mas não informou às autoridades competentes sobre a ameaça que eles representam para suas novas comunidades.

O IRA depôs as armas após um acordo de paz firmado em 1998 que acabou com a maior parte da violência sectária na Irlanda do Norte. O Sinn Fein faz parte do governo da Irlanda do Norte e está liderando a partido de oposição na República da Irlanda.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCrimeEuropaIrlandaPiigs

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame