PMDB apoiará qualquer decisão de Novais sobre permanência

Líder do partido conversou com o ministro e confirmou que decisão será anunciada ainda nesta quarta-feira

Brasília - O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), um dos padrinhos da indicação de Pedro Novais para o Ministério do Turismo, disse nesta quarta-feira que o partido apoiará qualquer decisão de Novais sobre sua permanência no cargo, que deve ser tomada ainda nesta quarta.

Novais é alvo de denúncias de uso indevido de dinheiro público e uma fonte ligada à Presidência disse à Reuters mais cedo que a expectativa no Palácio do Planalto é de que o ministro entregue seu pedido de demissão ainda nesta quarta.

Alves teve uma conversa de quase uma hora com Novais nesta quarta oferecendo a solidariedade do partido, por conta do "clima de desconforto" provocado pelas denúncias envolvendo o ministro. De acordo com o líder, Novais se comprometeu a decidir sobre sua permanência --ou demissão-- "certamente" ainda nesta quarta.

"Ele disse que ia refletir... e que ainda hoje daria uma palavra", disse Alves a jornalistas.

Reportagens publicadas no jornal Folha de S.Paulo nesta semana acusaram o ministro de usar dinheiro público para pagar o salário de uma empregada e de usar um funcionário contratado pela Câmara como motorista de sua mulher.

"Esse clima de desconforto que ele está vivendo, só ele pode avaliar", afirmou o líder. "Se quiser permanecer, nós o apoiamos, se quiser sair, também terá o nosso respeito."

Questionado sobre a pressão de alguns integrantes do partido --principalmente na Câmara dos Deputados-- pela saída do ministro, o líder afirmou que a postura é uma "posição isolada, pontual, mas não é uma posição do PMDB enquanto bancada".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.