Mundo

Pistorius enfrenta novas acusações por atirar em público

O atleta Oscar Pistorius enfrentará duas novas acusações por disparar armas de fogo em público no julgamento em que é acusado de matar a tiros sua namorada


	Oscar Pistorius Pistorius deverá responder, além da acusação de assassinato, outras duas por disparar arma de fogo de maneira imprudente e negligente
 (Siphiwe Sibeko/Reuters)

Oscar Pistorius Pistorius deverá responder, além da acusação de assassinato, outras duas por disparar arma de fogo de maneira imprudente e negligente (Siphiwe Sibeko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2013 às 13h46.

Johanesburgo - O atleta sul-africano Oscar Pistorius enfrentará duas novas acusações por disparar armas de fogo em público no julgamento em que é acusado de matar a tiros sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, confirmou nesta terça-feira a promotoria.

Os advogados de Pistorius pediram que não fossem incluídas estas novas acusações, e argumentaram que os atos aconteceram em Johanesburgo e, portanto, fora da jurisdição do Tribunal Superior de Pretória, que o julgará a partir de 3 de março pela morte de Reeva.

"Penso que é bom para o senhor Pistorius, porque será conveniente que todas as acusações contra ele sejam julgadas em um só tribunal", disse o porta-voz da promotoria, Nathi Mncube.

Mncube acrescentou que a decisão para a promotoria também é positiva, já que poderá evitar chamar testemunhas em tribunais diferentes.

Assim, Pistorius deverá responder, além da acusação de assassinato, outras duas por disparar uma arma de fogo de maneira "imprudente e negligente", informou a rádio Eyewitness News.

Pistorius teria disparado uma arma de dentro de seu veículo enquanto viajava com uma antiga namorada em Johanesburgo, e voltou a apertar o gatilho, desta vez acidentalmente, da pistola de um amigo em um restaurante.

A modelo Reeva Steenkamp, que tinha 29 anos, foi encontrada morta com vários tiros no corpo em 14 de fevereiro na casa que Pistorius, de 26, tem em Pretória.

O promotor acusa o atleta de ter premeditado o assassinato da namorada. Já o corredor confessa ter disparado, mas alega que atingiu Reeva acidentalmente ao pensar que alguém havia invadido a casa e se escondido no banheiro.

Pistorius conseguiu ainda em fevereiro liberdade condicional depois de uma fiança de 78 mil euros. A última vez que esteve no tribunal foi em agosto, quando foi fixada a data do julgamento.

Primeiro atleta olímpico e paralímpico da história, Pistorius é conhecido popularmente como "Blade Runner" ("Corredor lâmina"), em referência ao filme de Ridley Scott, por causa das próteses de carbono em forma de lâmina com que compete.

Acompanhe tudo sobre:ArmasAtletasOscar Pistorius

Mais de Mundo

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo para parar guerra em Gaza

Grande incêndio atinge reservatório de água que abastece a capital colombiana

Voluntários tiram escombros do bairro nobre de Palisades após incêndios em Los Angeles

Economia da Alemanha está em recessão pelo segundo ano consecutivo