Acompanhe:

PC chinês expulsa quatro integrantes de alto escalão

Partido Comunista expulsou três aliados próximos do ex-chefe de segurança e um ex-general da reserva por corrupção

Modo escuro

Presidente chinês, Xi Jinping, expulsou nesta segunda-feira do Partido Comunista (PCC) três aliados do alto-escalão (Wang Zhao/AFP/AFP)

Presidente chinês, Xi Jinping, expulsou nesta segunda-feira do Partido Comunista (PCC) três aliados do alto-escalão (Wang Zhao/AFP/AFP)

D
Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014, 15h33.

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, expulsou nesta segunda-feira do Partido Comunista (PCC) três aliados próximos do ex-chefe de segurança e um ex-general da reserva por corrupção, no âmbito de uma campanha de limpeza das instituições do Estado.

Estas expulsões são o último sinal de que a investigação por corrupção também aponta para o ex-chefe da polícia, Zhou Yongkang, um dos membros do Comitê Permanente do Burô Político do PCC, embora o regime comunista ainda não tenha confirmado esta informação.

Entre os expulsos figura o general Xu Caihou, que até o ano passado figurava como vice-presidente da Comissão Militar Central, um dos órgãos mais importantes da China, ao atuar como comandante do Exército Popular de Libertação.

Este oficial, de 71 anos, é o responsável de maior patente na hierarquia comunista que cai em desgraça no âmbito desta campanha de limpeza lançada por Xi.

Segundo a agência oficial Xinhua, o general Xu é acusado de abuso de poder por favorecer a promoção de algumas pessoas próximas e de aceitar subornos.

Os outros três integrantes expulsos são Jiang Jiemin, ex-chefe da poderosa Comissão de Controle e Administração de Bens Públicos, Li Dongsheng, ex-vice-ministro de Segurança Pública, e Wang Yongchun, ex-vice-presidente do gigante petrolífero estatal China National Petroleum Corp (CNPC).

Estes últimos são considerados próximos a Zhou, que semana a semana vê os serviços anticorrupção do regime estreitarem o cerco ao seu redor, depois de ter sido durante dez anos um funcionário político crucial do governo chinês.