Partido catalão ameaça deixar governo se líder convocar eleição
Ameaça foi feita pelo partido catalão Esquerda Republicana, que conduz o governo regional com o partido de Puigdemont
Estadão Conteúdo
Publicado em 26 de outubro de 2017 às 13h00.
Barcelona - Um porta-voz do partido catalão Esquerda Republicana afirmou nesta quinta-feira que a coalizão de governo regional corre risco, caso o presidente Carles Puigdemont convoque uma eleição antecipada. O partido sustenta que, se isso se confirmar, estará fora do governo.
O Partido Democrático Europeu Catalão, sigla de Puigdemont, de centro-direita, e o Esquerda Republicana conduzem um governo minoritário, com o apoio da sigla CUP, de extrema-esquerda.
A unidade, porém, está agora em jogo, em meio a negociações de último minuto sobre qual o próximo passo para responder à ameaça do governo do premiê Mariano Rajoy de intervir na Catalunha para evitar a secessão.
Na quarta-feira, o vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, disse que a convocação de eleições antecipadas iria contra o mandato dado pelos eleitores em um plebiscito pela separação.
O governo e a Justiça espanhóis, porém, dizem que essa votação popular foi ilegal e portanto não tem qualquer valor. Fonte: Associated Press.