Parlamento croata aprova dissolução para eleições

"Por maioria dos votos, o Parlamento decidiu por sua dissolução, que será efetiva em 15 de julho", afirmou o presidente da Câmara

O Parlamento da Croácia aprovou nesta segunda-feira sua dissolução, após a queda do governo de direita apenas cinco meses depois de sua chegada ao poder, o que abre caminho para eleições antecipadas, que devem acontecer até meados de setembro.

"Por maioria dos votos, o Parlamento decidiu por sua dissolução, que será efetiva em 15 de julho", afirmou o presidente da Câmara, Zeljko Reiner.

No total, 137 deputados votaram a favor da dissolução, dois contra e uma abstenção.

As eleições devem acontecer entre um e dois meses depois de 15 de julho, menos de um ano depois do pleito anterior, que não resultou em uma clara maioria de nenhum grupo.

O partido nacionalista HDZ venceu por pouco os social-democratas, que estavam no poder há quatro anos, e conseguiu estabelecer uma coalizão com a formação de centro-direita Most.

O empresário croata-canadense Tihomir Oreskovic, com pouca experiência política, foi nomeado primeiro-ministro.

Em menos de cinco meses no poder, a coalizão e o HDZ perderam toda a credibilidade, um declínio simbolizado por uma grande manifestação em Zagreb em 1º de junho.

O curto período de tempo do governo foi marcado por escândalos sobre a forte guinada à direita do país, membro da UE.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.