Exame Logo

Ovos de granjas alemãs não apresentam riscos à saúde, diz agência britânica

Granjas e sítios alemães foram fechados por risco de contaminação por dioxina

O governo alemão começou a investigar a contaminação por dioxina nos ovos (Joern Pollex/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 10h47.

Londres - Os ovos de granjas e sítios alemães fechados por risco de contaminação por dioxina não apresentam riscos para a saúde da população do Reino Unido, informaram as autoridades sanitárias britânicas.

A Food Standards Agency (FSA, agência de normas alimentares do país) confirmou nesta sexta-feira que os ovos procedentes de granjas e sítios alemães onde o alimento dos animais foi contaminado com dioxina entraram no Reino Unido em forma de produtos processados destinados à alimentação.

Veja também

No entanto, a FSA esclareceu que não existe "risco" para as pessoas porque esses ovos teriam sido diluídos com outros produtos.

"A mistura dos ovos teve os níveis de dioxina diluídos e acredita-se que não apresenta risco à saúde", apontou a agência britânica em comunicado.

A Comissão Europeia (CE) se comprometeu nesta quinta-feira a reforçar a segurança dos alimentos após a crise iniciada com a detecção de rações contaminadas com dioxina na Alemanha, que afetaram ovos vendidos à Holanda e ao Reino Unido na forma de alimentos processados.

Desta forma, a Comissão Europeia confirmou o que Berlim anunciou na quarta-feira, quando revelou que pelo menos 136 mil ovos contaminados foram entregues em 3 e 5 de dezembro por uma empresa do estado da Saxônia-Anhalt (Alemanha) a uma companhia na cidade holandesa de Barneveld.

Nesta sexta-feira, fontes do Ministério de Agricultura alemão informaram que o número de granjas e sítios avícolas e suínos fechados no país por alimentar seus animais com ração contaminada já passou de 4.700.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaPaíses ricosReino UnidoSaúde

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame