Os melhores aeroportos do mundo em 2011
Pesquisa da consultoria internacional Skytrax mostra que, na opinião dos passageiros, o Aeroporto Internacional de Hong Kong é o melhor
Da Redação
Publicado em 1 de abril de 2011 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h35.
São Paulo - No Brasil, os grandes aeroportos vivem um momento de contagem regressiva. A corrida é para criar condições mínimas de oferecer bons serviços e algum conforto aos passageiros. A grande preocupação tem relação com os eventos esportivos que o país vai sediar em 2014 e 2016. Especialistas temem que não haja tempo suficiente para adequar os aeroportos ao intenso aumento no fluxo de passageiros durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Atualmente os viajantes enfrentam filas intermináveis e a falta de organização - reclamações que já se tornaram batidas - nos terminais de aeroportos importantes, como o de Guarulhos, na grande São Paulo. Isto sem falar nos atrasos em voos, na frequente alteração de portões poucos instantes antes do embarque, e outras pedras no sapato dos passageiros. Enquanto isso, alguns aeroportos ao redor do mundo conquistam a aprovação de viajantes que estão entre os mais exigentes, e oferecem serviços e instalações dignas de verdadeiras atrações turísticas. Uma pesquisa anual da consultoria internacional Skytrax, especialista em aviação civil, lista os melhores aeroportos do mundo com base na opinião dos próprios usuários. Para a edição de 2011, foram ouvidas 11,4 milhões de pessoas de mais de 100 nacionalidades. Elas responderam a um questionário avaliando os aeroportos segundo critérios de conforto, acessibilidade, prestação de serviços, opções de lazer, dentre outros. Segundo os participantes, o melhor aeroporto do mundo em 2011 é o de Hong Kong, pelo qual passam a cada ano 50,4 milhões de passageiros. Veja nas fotos ao lado quais são os 10 melhores aeroportos do mundo.
São Paulo - As esperas por conexões entre voos, muitas vezes longas, podem dar tempo aos passageiros para uma experiência cultural. Pelo menos é o que acontece no Seoul Incheon Inernational, principal aeroporto da capital da Coreia do Sul. Enquanto esperam para entrar no próximo avião, os viajantes podem visitar uma verdadeira galeria de arte. Quem passa pelo centro cultural do Incheon pode conferir exemplos de obras da tradicional arte plástica coreana. Se o passageiro tiver um tempo a mais, em certos períodos do dia, ele pode participar de uma oficina e aprender a fazer a sua própria peça de artesanato típico do país. Se o cansaço da viagem for maior que a curiosidade artística, o passageiro encontra salas com baixa iluminação e poltronas que tornam o ambiente perfeito para um cochilo. Há ainda serviços de sauna com banheiras e chuveiros e até um cassino. Considerado pelos participantes da pesquisa da Skytrax o terceiro melhor do mundo, o aeroporto sul-coreano recebe por ano 30 milhões de passageiros.
São Paulo - Alguns sons são familiares no Aeroporto de Zurique, na Suíça. Por exemplo, o de aviões decolando e pousando, o de funcionários do aeroporto anunciando embarques nos alto-falantes, e o de pessoas cantando "parabéns a você" nos mais variados idiomas. Isto porque, pagando 200 francos suíços (aproximadamente 330 reais), qualquer passageiro ou visitante pode fazer uma festa de aniversário com até 20 convidados em um ambiente com bar e piano. A festa tem duração de duas horas e 45 minutos e deve ser agendada com, no mínimo, quatro semanas de antecedência. Mas não é só pela diversão que o aeroporto, o sétimo melhor do mundo, ganhou a preferência dos passageiros. Seu serviço de entrega de bagagens é considerado o melhor do mundo. "A velocidade de entrega das malas é sempre uma área delicada dos serviços prestados em aeroportos. Zurique ganhou esse prêmio por dois anos seguidos, o que indica um elevado grau de consistência das operações neste aeroporto", diz em nota a Skytrax.