Mundo

Organizações querem fim da demolição de casas palestinas

Um coletivo de 36 organizações de defesa dos direitos humanos pediu a Israel o fim das demolições de casas palestinas nas áreas da Cisjordânia


	Construção de prédios em assentamento judeu na Cisjordânia: demolições "facilitam geralmente a expansão das colônias israelenses ilegais", diz grupo
 (Amir Cohen/Reuters)

Construção de prédios em assentamento judeu na Cisjordânia: demolições "facilitam geralmente a expansão das colônias israelenses ilegais", diz grupo (Amir Cohen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 13h47.

Jerusalém - Um coletivo de 36 organizações de defesa dos direitos humanos pediu a Israel o fim das demolições de casas palestinas nas áreas da Cisjordânia sob seu controle.

"Desde o reinício do processo de paz em julho, Israel destruiu 207 casas e propriedades palestinas na Cisjordânia ocupada, desabrigando 311 palestinos, dos quais mais da metade eram crianças", denuncia o coletivo em um comunicado.

"As demolições, em áreas sob controle israelense, expulsaram famílias palestinas de suas comunidades e suas terras, aumentando a pobreza e as necessidades de ajuda humanitária", afirma o comunicado, antes de destacar que as demolições são contrárias ao direito internacional.

O coletivo ressalta que as demolições "facilitam geralmente a expansão das colônias israelenses ilegais, já que 60% acontecem em comunidades palestinas próximas das colônias".

As organizações signatárias, incluindo Anistia Internacional, Humans Rights Watch (HWR) e várias associações cristãs, pedem o "fim imediato" das demolições.

No sábado passado foram registrados incidentes em várias cidades israelenses e nos territórios palestinos após manifestações de beduínos e de árabes israelenses contra o confisco de terras palestinas e o deslocamento dos beduínos no deserto de Neguev, sul de Israel.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelPalestina

Mais de Mundo

Luis Arce envia para análise referendo que pode alterar reeleição na Bolívia

Honduras cancela acordo de extradição com Estados Unidos

Venezuela diz que não deve "nenhuma explicação" aos EUA sobre reeleição de Maduro

Tufão Shanshan avança enfraquecido em direção ao norte do Japão; ventos podem chegar a 126 km/h

Mais na Exame