Mundo

Vacina contra zika vai demorar pelo menos 18 meses, diz OMS

15 empresas ou grupos foram identificados como possíveis participantes na busca pelas vacinas


	Vacina contra zika: 15 empresas ou grupos foram identificados como possíveis participantes na busca pelas vacinas
 (sxc.hu)

Vacina contra zika: 15 empresas ou grupos foram identificados como possíveis participantes na busca pelas vacinas (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2016 às 09h25.

Genebra - A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira, 12, que uma vacina para o vírus zika não estará disponível para ensaios clínicos antes dos próximos 18 meses.

"Apesar do cenário encorajador, as vacinas vão demorar pelo menos 18 meses para poderem estar prontas para um ensaio [clínico] em larga escala", disse Marie Paule Kieny, vice-diretora da OMS encarregada do departamento de Sistemas de Saúde e Inovação.

Ela afirmou que a resposta da Organização das Nações Unidas (ONU) está "avançando rapidamente" e que 15 empresas ou grupos foram identificados como possíveis participantes na busca pelas vacinas.

Ela disse a repórteres em Genebra que a OMS acredita também que a ligação entre o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti e a microcefalia é "cada vez mais provável", mas que tal comprovação não é esperada "em algumas semanas ou meses". Isso seria uma previsão melhor do que a divulgada anteriormente, de pelo menos seis meses.

Kieny disse que diferentes tipos de possíveis vacinas - com o vírus vivo ou morto ou com o uso de vacinas de DNA - podem conduzir a diferenças no tempo de desenvolvimento, mas os desenvolvedores "estão todos partindo de um nível muito básico, por enquanto". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:DoençasOMS (Organização Mundial da Saúde)ONUVacinasZika

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil