OMS investiga novo caso de ebola na República Democrática do Congo
Um menino de três anos, que havia sido hospitalizado com a doença, morreu no dia 6 de outubro
Agência O Globo
Publicado em 10 de outubro de 2021 às 14h24.
Um novo caso de ebola está sendo investigado na República democrática do Congo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades locais. A informação foi confirmada neste sábado, quatro meses após o fim da segunda epidemia do vírus na Guiné.
O Ministério da Saúde congolês informou na noite de sexta-feira que um menino de três anos que foi hospitalizado com a doença morreu no dia 6 de outubro. Deste então, cerca de 100 pessoas que podem ter sido expostas ao vírus foram identificadas e estão sendo monitoradas.
- Quer saber tudo sobre a política internacional?Assine a EXAMEe fique por dentro.
A criança vivia na cidade de Beni, na província de Kivu do Norte. Em comunicado, a diretora regional da OMS na África, Matshidiso Moeti, afirmou que o fato de o local já ter sido atingido por outros surtos no últimos anos, "criou uma experiência local e de conscientização da comunidade, abrindo caminho para uma resposta rápida".
Butsili fica perto de Beni, uma cidade que foi um dos epicentros de um dos surtos mais mortais do vírus, entre os anos de 2018 e 2020. Conforme a OMS, não é incomum que casos esporádicos ocorram após um grande surto, "mas é muito cedo para dizer se este caso está relacionado aos casos anteriores".
Um relatório sobre o caso apontou que três vizinhos da criança também apresentaram sintomas de ebola no mês passado e faleceram. Ao contrário do menino, porém, não foram testados para a doença.
A República Democrática do Congo registrou 12 surtos de ebola desde que uma equipe de pesquisadores belgas descobriu o vírus, em 1976. A última ocorrência foi em maio de 2021.