Mundo

Obama lança nova política marítima para EUA

Washington - O presidente americano, Barack Obama, lançou nesta segunda-feira (19) a nova política marítima dos Estados Unidos, destinada a favorecer a proteção dos ecossistemas costeiros do país, tanto nos oceanos quanto nos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá. Obama assinou o decreto que oficializa as recomendações feitas por um grupo de trabalho que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Washington - O presidente americano, Barack Obama, lançou nesta segunda-feira (19) a nova política marítima dos Estados Unidos, destinada a favorecer a proteção dos ecossistemas costeiros do país, tanto nos oceanos quanto nos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá.

Obama assinou o decreto que oficializa as recomendações feitas por um grupo de trabalho que se dedicou a estudar o tema, enquanto seu governo luta contra a enorme maré negra no Golfo do México, o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Este vazamento de petróleo e "a crise ambiental resultante é uma dura recordação de quão vulneráveis são nossa fauna e flora marítimas", destacou Obama no decreto.

O presidente também destacou que a gestão saudável dos oceanos e dos Grandes Lagos está vinculada à saúde humana, à prosperidade nacional, à diplomacia internacional e à segurança interna.

O decreto insta ao governo uma melhoria na capacidade de recuperação dos ecossistemas dos oceanos e dos Grandes Lagos, bem como de regiões costeiras, e a utilizar os avanços científicos para tomar decisões.

Cria, ainda, um Conselho Nacional de Oceanos para supervisionar o planejamento marinho, promover a conservação de longo prazo e impulsionar o uso sustentável dos oceanos.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaOceanosPreservação ambientalseguranca-digital

Mais de Mundo

A guerra no Irã está entrando em uma fase mais perigosa?

Tarifas de Trump atingem 60 parceiros, mas reação internacional evita retaliação imediata

Irã ataca posições militares dos Estados Unidos no Bahrein e na Jordânia

Homenagem de Tarcísio e encontro com Flávio: a programação de Javier Milei em sua visita ao Brasil