Obama e líderes concordam em manter cooperação através da Otan
O acordo acontece após afirmação do republicano Donald Trump
Reuters
Publicado em 18 de novembro de 2016 às 11h53.
Berlim - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e líderes europeus concordaram em Berlim nesta sexta-feira que precisam continuar trabalhando juntos como parte de organismos multilaterais como a Otan e pressionar pela continuação da agenda transatlântica, informou a Casa Branca em comunicado.
O acordo acontece após a vitória do republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, que durante sua campanha disse que caso a Rússia atacasse um membro da Otan, ele iria considerar se o país atacado cumpriu seus compromissos de defesa antes de providenciar ajuda militar.
"Os líderes concordaram sobre a necessidade de trabalhar coletivamente para avançar com a agenda transatlântica, particularmente para levar estabilidade ao Oriente Médio e norte da África, assim como assegurar resoluções diplomáticas aos conflitos na Síria e leste da Ucrânia", informou a Casa Branca em comunicado.
"Os líderes também afirmaram a importância de cooperação contínua através de instituições multilaterais, incluindo a Otan", acrescentou.