Mundo

Obama e Hollande visitam casa do francófilo Thomas Jefferson

Presidentes visitaram a antiga residência do ex-presidente americano para simbolizar a histórica associação entre os dois países

Presidentes Barack Obama e François Hollande durante a visita a antiga residência do ex-presidente americano Thomas Jefferson, em Charlottesville (Larry Downing/Reuters)

Presidentes Barack Obama e François Hollande durante a visita a antiga residência do ex-presidente americano Thomas Jefferson, em Charlottesville (Larry Downing/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 21h37.

Washington - Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, visitaram nesta segunda-feira em Charlottesville, na Virgínia, a antiga residência do ex-presidente americano Thomas Jefferson, um reconhecido francófilo, para simbolizar a histórica associação entre os dois países.

A viagem à residência Monticello foi a primeira atividade da visita de Estado de três dias aos EUA de Hollande e que incluirá, nesta terça-feira, uma reunião com Obama no Salão Oval e um jantar de gala na Casa Branca.

Jefferson 'era francófilo até a medula' e esta mansão é um símbolo 'da incrível história entre Estados Unidos e França', destacou Obama aos jornalistas após a visita.

'Os laços que nos unem perduraram com o tempo. Éramos aliados na época de Jefferson e somos aliados hoje', ressaltou, por sua parte, Hollande.

O líder francês lembrou que foi exatamente Jefferson quem comprou de Napoleão em 1803 o território do que é na atualidade o estado da Louisiana e ironizou: 'Hoje não estamos pedindo nada'.

Obama respondeu entre risos: 'Foi uma boa pechincha'.

Os dois líderes percorreram a residência de Jefferson, que foi embaixador dos EUA na França entre 1785 e 1789, acompanhados pela presidente da Fundação Monticello, Leslie Bowman.

Em um momento do percurso Obama decidiu 'quebrar o protocolo' e caminhou junto com seu hóspede por um terraço de onde Jefferson gostava de contemplar a paisagem.

'Isto é o bom de ser presidente, posso fazer o que quero', brincou Obama a respeito.

Obama e Hollande visitaram também um estúdio no qual se conservam algumas das traquitanas inventadas por Jefferson e uma cozinha localizada no porão da residência.

Em seu retorno a Washington nesta mesma noite Hollande terá um jantar na embaixada francesa com a diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

A agenda da reunião que Obama e Hollande terão nesta terça-feira no Salão Oval estará centrada nos desafios de segurança no Irã, Síria e África, assim como nas vias para fortalecer a cooperação econômica, segundo a Casa Branca. EFE

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história