O que se sabe sobre o incêndio no Havaí? Mil pessoas estão desaparecidas
Incêndio florestal faz 55 vítimas e devasta ilha de Mauí, no arquipélago havaiano
Redação Exame
Publicado em 12 de agosto de 2023 às 10h19.
Última atualização em 14 de agosto de 2023 às 12h36.
O incêndio florestal que devastou o Havaí nesta semana, deixando 55 mortos, também causou o desaparecimento de cerca de mil pessoas. A preocupação do governador havaiano, Josh Green, é que adificuldade de comunicação, pela falta de energia, internet e rádio, impossibilita saberse os desaparecidos estão vivos ou não.
O fogo das florestas,alimentado pela corrente de ventos, provocou a retiradas dos habitantes em áreas do arquipélago do Havaí na madrugada desta quarta-feira, 9. Alguns habitantes chegaram a se jogar no oceano Pacífico para escapar da fumaça e das chamas.
- Incêndios florestais no Havaí levam à retirada de pessoas e a resgates aquáticos
- Inundações deixam pelo menos 10 mortos no norte da China
- Equador: um dia após assassinato de Fernando Villavicencio, carro de candidata é alvo de tiros
- TSE multa Bolsonaro em R$ 20 mil por propaganda sobre 'kit gay' durante campanha eleitoral
- Barroso toma posse como presidente do STF em 28 de setembro
- Gleisi Hoffmann diz que Lula entrará na campanha de Boulos em São Paulo
Os incêndios já são considerados uma das piores catástrofes enfrentadas pelo arquipélago americano. “Em 1960, tivemos 61 vítimas quando uma grande onda atravessou a Ilha Grande. Desta vez, é muito provável que o total supere significativamente esse número”, apontou o governador.
Quantas foram as vítimas?
Os incêndios florestais na ilha havaiana de Mauí mataram 55 pessoas. Equipes de busca e resgate com cães estavam rastreando as vítimas, do que o governador Josh Green disse ser "provavelmente o maior desastre natural da história do estado do Havaí ".
Relatos de locais apontam que a destruição no condado de Maui foi quase total. Filas de prédios com estrutura de madeira, bairros inteiros reduzidos a cinzas e carros queimados.
Alguns moradores começaram a distribuir ontem fotos de parentes desaparecidos, enquanto a incerteza cresce. O número de vítimas deve aumentar à medida que as equipes vasculhavam mais de mil prédios queimados.
Repercussão do incêndio
O presidente americano, Joe Biden, declarou na quinta-feira estado de catástrofe natural para o Havaí, o que permitirá liberar "fundos federais à disposição dos afetados no condado de Mauí ", explicou a Casa Branca em nota. O papa Francisco manifestou "profunda tristeza" pela tragédia.