O Cachorro Louco no Oriente
Em 10 dias de governo, Donald Trump se envolveu em polêmicas com México, Alemanha e outros sete países do Oriente Médio. Hoje, uma nova rodada de emoções deve ter início, quando o general James “Cachorro Louco” Mattis, o secretário de Defesa de Trump, inicia uma viagem rumo ao Oriente. Mattis deve chegar hoje à Coreia do Sul […]
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 05h54.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h58.
Em 10 dias de governo, Donald Trump se envolveu em polêmicas com México, Alemanha e outros sete países do Oriente Médio. Hoje, uma nova rodada de emoções deve ter início, quandoo general James “Cachorro Louco” Mattis, o secretário de Defesa de Trump, inicia uma viagem rumo ao Oriente. Mattis deve chegar hoje à Coreia do Sul e em seguida ir ao Japão, na sexta-feira.
Segundo o Pentágono, o propósito da viagem de Mattis é reafirmar o compromisso americano de comprometimento com a proteção e a segurança da região da Ásia e do Pacífico, principalmente frente ao expansionismo norte coreano. O general visita o continente em meio a notícias de que a Coreia do Norte está reativando uma antiga usina de plutônio, segundo informações de satélites. Os vizinhos do norte estão no topo da pauta: Mattis deve discutir com o ministro de Defesa sul coreano, Han Min-koo, a instalação de uma bateria antimísseis no país.
Quando for ao Japão, Mattis deve manter o tom de paz. O país não tem tropas militares ofensivas e, diante disso, os Estados Unidos mantém bases na região e sustentam tropas para assegurar um ambiente de paz. Trump afirmou em outros momentos que essas tropas custam muito caro ao país — os japoneses pagam 1,74 bilhão de dólares por ano pela permanência militar americana. Os Estados Unidos gastam mais de 500 bilhões de dólares em defesa.
O porta-voz do Pentágono, Jeff Davis, afirmou que Mattis não tocará no assunto de maiores investimentos ou desembolsos para garantir a segurança. “Será uma oportunidade para o secretário ouvir, encontrar os diferentes lados e assegurar que estamos posicionados para continuar essa aliança”, disse Davis. Enviar o Cachorro Louco em missão de paz – eis mais uma das maluquices do governo Trump.