Mundo

Número de mortos por terremoto na Turquia sobe para 534 pessoas

Pelo menos 185 pessoas foram resgatadas com vida entre as ruínas

Devido ao estado precário de algumas edificações, muitos moradores não puderam retornar para suas casas (Mustafa Ozer/AFP)

Devido ao estado precário de algumas edificações, muitos moradores não puderam retornar para suas casas (Mustafa Ozer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2011 às 11h26.

Istambul - O terremoto que atingiu a província turca de Van no domingo já causou a morte de 534 pessoas e deixou 2.300 feridos, de acordo com nova atualização do governo.

Nesta quinta-feira pela manhã foi registrado um novo terremoto, dessa vez na região vizinha de Hakkari, de 5,4 graus de magnitude. Não houve registros de vítimas.

'Não há ninguém ferido. Simplesmente um ou outro desmaio por causa do pânico', explicou o governador de Hakkari, Muammer Türker, em entrevista concedida à rede de televisão 'NTV'.

Em alguns edifícios da localidade apareceram fendas, mas não houve danos estruturais. Uma passeata de nacionalistas curdos continuou sua manifestação normalmente.

Enquanto isso, na província de Van continuam os trabalhos de resgate. A Administração de Desastres e Situações de Emergência (AFAD) informou que desde domingo passado pelo menos 185 pessoas foram resgatadas com vida entre as ruínas.

Uma nova ameaça para os sobreviventes é a neve que começou a cair na província, o que torna as operações de resgate ainda mais complicadas. As previsões meteorológicas indicam que as temperaturas vão chegar a zero grau na região nos próximos dias.

Devido ao estado precário de algumas edificações, muitos moradores não puderam retornar para suas casas. Ao mesmo tempo, não há abrigos suficientes para todas as pessoas.


'Não pudemos calcular que teríamos uma demanda tão grande por barracas' reconheceu o vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay,

O governador da província de Van, Munir Karaoglu, reconheceu que mais de 2.200 edifícios não são habitáveis e advertiu que não é possível permanecer em abrigos com o extremo frio característico dessa região, que faz fronteira com o Irã.

Algumas famílias começaram a retornar a seus lares para se proteger da neve. 'O terremoto não nos matou, mas o frio nos matará. Por isso retornamos a nossa casa, embora esteja danificada', explicou uma família a um jornal local.

A Turquia solicitou nesta quarta-feira ajuda internacional, especialmente para montar infraestrutura para os desabrigados. Sete casas pré-fabricadas chegaram nesta manhã em Ancara e serão levadas para Van. Outras dessas edificações estão vindo de Israel.

Num programa televisivo apresentado conjuntamente pelas principais redes do país, foram arrecadados ontem 25 milhões de euros.

A Promotoria de Van iniciou hoje uma investigação para apurar possíveis responsabilidades pelas construções de má qualidade da região, que aumentaram o número de vítimas fatais do terremoto.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisEuropaTerremotosTurquia

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia