EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 24 de setembro de 2014 às 12h39.
Sana - O número de cadáveres encontrados pelos bombeiros do Iêmen nas zonas dos conflitos da última semana, entre as milícias xiitas dos houthis e o exército, em Sana, aumentou para 270, informou nesta quarta-feira uma fonte governamental.
Em relatório apresentado perante o Conselho de Ministros, revelado hoje pela rádio oficial iemenita, o ministro de Saúde, Ahmed al Ansi, afirmou que os cadáveres pertencem a civis e militares e foram achados pelas equipes de resgate nos bairros do norte e oeste da capital Sana, onde ocorreram os conflitos.
O Ministério da Saúde informa que 200 cadáveres foram recuperados na segunda-feira.
O balanço de 270 vítimas não inclui os cadáveres que não foram encontrados pelos serviços do Ministério da Saúde.
Os houthis, os partidos políticos e a presidência do Iêmen assinaram um acordo de paz no domingo para pôr fim ao conflito armado entre as milícias de Ansar Alá (Seguidores de Deus) e o exército. A trégua visa garantir a formação de um novo governo e a continuidade das negociações.
O presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, prometeu restaurar os subsídios ao combustível, a principal causa dos protestos que chegaram à capital em agosto, antes de se tornarem violentos conflitos.
Após pegar em armas em 2004, os houthis controlam desde 2010 a província de Saada (norte) e tentam há meses ampliar as áreas sob seu domínio.