Mundo

Novo governo sueco venderá participação em estatais

Primeiro-ministro eleito espera obter 16,3 bilhões de euros com saída de empresas públicas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O novo governo sueco, uma coligação de centro-direita que derrotou os social-democratas que há 12 anos comandavam o país, planeja reduzir fortemente o papel do Estado na economia. Entre os planos, estão o de vender a participação do governo em grandes companhias, como a aérea SAS, da qual possui 20%, e o Nordea, maior banco da região, também com 20%.

A coalizão espera abrir caminho para uma nova fase de reestruturação econômica, com rápidas mudanças nos setores industriais e de serviços, a fim de contar com maior participação privada nos negócios. Esse pacote de medidas deve ser implantado em três fases, envolvendo a privatização de estatais e a desregulamentação de alguns setores. Espera-se que o cronograma de ações esteja concluído dentro de três a cinco anos.

Segundo o jornal britânico Financial Times, o primeiro estágio será o da venda das participações públicas em companhias listadas em bolsa. Depois, virá a venda da participação em empresas públicas não listadas e, por fim, a privatização de serviços públicos, como as empresas de energia. De acordo com o primeiro-ministro eleito, Fredrik Reinfeldt, não há um cronograma rígido a cumprir. O líder do novo governo afirmou que as empresas públicas só serão vendidas quando o mercado oferecer o melhor preço. No total, estima-se que a Suécia consiga cerca de 16,3 bilhões de euros com as privatizações e vendas de fatias de capital.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão cibernético afeta aeroportos, canal de TV e bolsa de valores; Microsoft se pronuncia

Mais na Exame