Mundo

Negociações de paz para Síria dão passo adiante

"Hoje foi o primeiro dia que começamos a falar da criação de um órgão de governo transitório", afirmou Safi, porta-voz da delegação da oposição síria


	Louay Safi: o porta-voz desejou que nos próximos dias comecem a ser discutidos aspectos como "o tamanho do órgão e suas responsabilidades"
 (AFP / Ozan Kose)

Louay Safi: o porta-voz desejou que nos próximos dias comecem a ser discutidos aspectos como "o tamanho do órgão e suas responsabilidades" (AFP / Ozan Kose)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2014 às 11h05.

Genebra - O porta-voz da delegação que representa a oposição síria, Louay Safi, afirmou nesta quarta-feira que as negociações de paz com o governo deram um "passo adiante".

"Hoje foi o primeiro dia que começamos a falar da criação de um órgão de governo transitório", afirmou Safi ao fim da reunião desta manhã entre as duas delegações com o mediador Lakhdar Brahimi.

O porta-voz antecipou que as discussões continuarão nesta tarde, mas com as duas partes conversando separadamente com Brahimi.

Safi afirmou que a delegação do regime "parecia hoje mais preparada" para discutir os pontos do Comunicado de Genebra, que entre outras coisas, estabelece a criação desse órgão transitório.

Embora, segundo disse, o regime ainda esteja tentando evitar a discussão concreta sobre esse ponto e não se abordaram os detalhes sobre a criação deste órgão.

"Pelo menos estamos de acordo em que esse comunicado é o marco no qual as negociações estão inseridas", precisou.

O porta-voz desejou que nos próximos dias comecem a ser discutidos aspectos como "o tamanho do órgão e suas responsabilidades".

"Este órgão de governo deverá ter a responsabilidade de terminar a ditadura, restaurar a democracia e acabar com a luta armada e a violência no país", ressaltou.

Perguntado sobre a duração das negociações de paz, o porta-voz avançou que continuarão com as discussões amanhã e passado, mas não se atreveu a divulgar quando poderia convocar a seguinte rodada de conversas.

Safi lembrou que sua delegação apresentou ontem a Brahimi uma proposta "sobre como organizar as conversas e sugestões para que as negociações avancem".

Sobre a situação humanitária, o porta-voz reivindicou à comunidade internacional que pressione o regime para que deixe de "atacar povoações e matá-las de fome". 

Acompanhe tudo sobre:SíriaOriente MédioViolência urbana

Mais de Mundo

Ebola mata 2.184 na RDC em surto com 4.665 casos

Irã confirma presença na cúpula dos Brics em setembro

Terremoto de 7,4 na Colômbia deixa 281 mortos; buscas continuam

'Nações Desunidas': por que o próximo líder da ONU herdará entidade fragmentada