Mundo

Músicos russos gravam "Álbum Branco" contra Putin

Músicos russos gravaram o seu próprio "Álbum Branco" para manifestar solidariedade aos opositores do presidente Vladimir Putin

Opositores protestam contra Putin: 200 cantores e grupos de toda a Rússia lançaram pela Internet uma coleção de mais de 350 faixas (AFP/ Sergei Supinsky)

Opositores protestam contra Putin: 200 cantores e grupos de toda a Rússia lançaram pela Internet uma coleção de mais de 350 faixas (AFP/ Sergei Supinsky)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 19h32.

Moscou - Inspirando-se nos Beatles, músicos russos gravaram o seu próprio "Álbum Branco" para manifestar solidariedade aos opositores do presidente Vladimir Putin, que há 12 anos domina a política do país.

Quatro décadas depois de os Beatles lançarem o disco que ficou conhecido como "Álbum Branco", com faixas como "Back in the USSR" e "While My Guitar Gently Weeps", 200 cantores e grupos de toda a Rússia lançaram pela Internet uma coleção de mais de 350 faixas sob o mesmo título, em gêneros tão díspares quanto rap, jazz, clássico e rock.

O nome alude também às fitas brancas usadas por manifestantes nos seus protestos contra Putin nos últimos sete meses, e é mais uma forma criativa de burlar as restrições a manifestações nas ruas.

"A ideia desse álbum é que todo músico que apoia o movimento de oposição e as resoluções feitas nos comícios ... oferecesse uma música gratuitamente para este 'Álbum Branco'", disse à Reuters o produtor Vasily Shumov.

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaEntretenimentoEuropaIndústria da músicaMúsicaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11