Mundo

Músicos russos gravam "Álbum Branco" contra Putin

Músicos russos gravaram o seu próprio "Álbum Branco" para manifestar solidariedade aos opositores do presidente Vladimir Putin

Opositores protestam contra Putin: 200 cantores e grupos de toda a Rússia lançaram pela Internet uma coleção de mais de 350 faixas (AFP/ Sergei Supinsky)

Opositores protestam contra Putin: 200 cantores e grupos de toda a Rússia lançaram pela Internet uma coleção de mais de 350 faixas (AFP/ Sergei Supinsky)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 19h32.

Moscou - Inspirando-se nos Beatles, músicos russos gravaram o seu próprio "Álbum Branco" para manifestar solidariedade aos opositores do presidente Vladimir Putin, que há 12 anos domina a política do país.

Quatro décadas depois de os Beatles lançarem o disco que ficou conhecido como "Álbum Branco", com faixas como "Back in the USSR" e "While My Guitar Gently Weeps", 200 cantores e grupos de toda a Rússia lançaram pela Internet uma coleção de mais de 350 faixas sob o mesmo título, em gêneros tão díspares quanto rap, jazz, clássico e rock.

O nome alude também às fitas brancas usadas por manifestantes nos seus protestos contra Putin nos últimos sete meses, e é mais uma forma criativa de burlar as restrições a manifestações nas ruas.

"A ideia desse álbum é que todo músico que apoia o movimento de oposição e as resoluções feitas nos comícios ... oferecesse uma música gratuitamente para este 'Álbum Branco'", disse à Reuters o produtor Vasily Shumov.

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaEntretenimentoEuropaIndústria da músicaMúsicaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Motorista do Tesla que explodiu em frente ao Trump Hotel se matou antes do incidente

Bombardeios israelenses matam 75 pessoas em Gaza, incluindo em zona humanitária segura

Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão são examinadas em Brasília

Venezuela oferece recompensa de R$ 620 mil por ajuda na captura do opositor González Urrutia