Mundo

Morre Vo Chi Cong, ex-presidente do Vietnã e ex-líder vietcongue

Vo Chi Cong havia ocupado a chefia de Estado, durante a etapa da abertura econômica, entre 1987 e 1992

Político nasceu na província de Quang Nam e em 1935 se uniu às forças do Partido Comunista da Indochina, embrião dos partidos políticos de viés marxista (AFP)

Político nasceu na província de Quang Nam e em 1935 se uniu às forças do Partido Comunista da Indochina, embrião dos partidos políticos de viés marxista (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 07h17.

Hanói - O ex-presidente vietnamita e co-fundador da Frente de Libertação do Vietnã do Sul, Vo Chi Cong, faleceu aos 99 anos após lutar contra uma longa doença, informou nesta sexta-feira a imprensa estatal do país.

Vo Chi Cong morreu na quarta-feira em um hospital da cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, e seu funeral acontecerá no fim de semana, de acordo com o diário Nham Dam, órgão de propaganda do Partido Comunista.

Em 1997, Vo Chi Cong se aposentou da vida política ao deixar o cargo de assessor principal do Comitê Central do Partido Comunista. Antes disso, entre 1987 e 1992, havia ocupado a chefia de Estado, durante a etapa da abertura econômica conhecida por "doi moi".

Vo Chi Cong nasceu na província de Quang Nam e em 1935 se uniu às forças do Partido Comunista da Indochina, embrião dos partidos políticos de viés marxista que depois foram criados na região.

Desde 1961 e até a queda de Saigon em 1975, Vo Chi Cong desempenhou o cargo de vice-presidente da Frente de Libertação do Vietnã do Sul, da qual dependia a guerrilha "vietcongue".

Um ano depois do final da guerra, Vo Chi Cong foi nomeado primeiro-ministro do Vietnã.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoPolíticaVietnã

Mais de Mundo

Trump pede que Suprema Corte pause até a posse presidencial lei que pode proibir TikTok

Dilma e Orsi discutem possível entrada do Uruguai no Banco dos Brics

Musk x MAGA: Entenda o racha entre aliados de Trump sobre visto para imigrantes qualificados

Vários soldados norte-coreanos feridos e capturados morreram na Ucrânia, afirma Zelensky