Lista de ameaçados de extinção tem mais de 65 mil espécies
A maioria delas, 20.219, aparecem na categoria "Em perigo de extinção", enquanto 4.088 são classificadas como "Criticamente ameaçadas", o último estágio antes da extinção
Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2012 às 15h27.
São Paulo - A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) apresentou nesta quarta-feira (17), em evento da COP11 da Biodiversidade, a Lista Vermelha, referente ao ano de 2012, de espécies da fauna e flora que atualmente estão ameaçadas de extinção .
A relação conta com 65.518 plantas e animais que correm o risco de desaparecer para sempre do planeta – 400 espécies a mais do que na última edição da Lista, divulgada em junho, durante a Rio+20.
A maioria delas, 20.219, aparecem na categoria "Em perigo de extinção", enquanto 4.088 são classificadas como "Criticamente ameaçadas", o último estágio antes da extinção.
Entre elas:
– o rinoceronte negro (Diceros bicornis), cuja população caiu mais de 97,5% desde a década de 1960;
– o macaco zogue-zogue (Callicebus caquetensis), endêmico da Colômbia;
– o chororó-do-rio-branco (Cercomacra carbonaria), pássaro encontrado, apenas, até 500 metros das margens de rios e que corre o risco de perder 100% do seu habitat natural nos próximos 20 anos e
– a palmeira Tahina (Tahina spectabilis), cuja população, endêmica da Ilha de Madagascar, na África, conta atualmente com, apenas, 30 exemplares.
Durante o evento, a IUCN anunciou, ainda, a extinção de duas espécies de invertebrados que faziam parte da última edição da Lista Vermelha: uma barata das Ilhas Seychelles, na África, e uma espécie de caramujo de água doce.
Confira a relação completa das espécies da biodiversidade ameaçadas de extinção, feita pela IUCN.